qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Caminhada alusiva ao dia mundial da luta contra a AIDS é realizada pelo SAE

Evento movimentou funcionários da Saúde e escolas

Diversas ações de celebração do Dia Mundial contra a AIDS e do mês conhecido como Dezembro Vermelho são realizadas, com apoio e participação do UNAIDS no Brasil. O objetivo desta estratégia é ajudar a dar voz aos diversos atores envolvidos neste objetivo comum: o de acabar com a epidemia de AIDS até 2030.
Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.

Em Livramento, o evento foi Binacional, sendo realizada uma semana com diversas atividades. Desde testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis no Largo Hugolino Andrade, mateada na Praça Flores, em Rivera, palestras debatendo o assunto no auditório da Unimed e culminando com uma caminhada alusiva ao Dezembro Vermelho.
Fabiana Boldrini, Coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), comentou sobre a importância da não discriminação de pessoas soropositivas: “Essa caminhada foi para buscar a visibilidade para o HIV, nós precisamos falar, pois se não houver notoriedade de toda a sociedade de que a doença existe a ela continuará se propagando. Realizamos a entrega de preservativos e cartilhas informativas”, conta.
Em Sant’Ana do Livramento, o número de casos de HIV chega a 300 casos confirmados e em tratamento contínuo está em torno de 260: “Mundialmente, os números são maiores pois muitas pessoas, sequer sabem que são portadores do vírus, por isso é muito importante a questão da prevenção e realização de exames de rotina para que a doença, caso descoberta, seja tratada logo em seu início”, encerra.a

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con