qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Presidente da Assembleia pede para que Leite retire urgência da votação de pacote

O presidente da Assembleia LegislativaLuís Augusto Lara, defendeu, nesta quarta-feira (4), que o governo do Estado retire a urgência dos projetos que integram o pacote que altera a carreira e a aposentadoria de servidores. Em encontro com um dos movimentos organizados de servidores, Lara disse que o governo Eduardo Leite deve dar mais tempo de discussão para os projetos, devido à complexidade do tema.

— Precisa ser amadurecida. Concordamos com a questão que seja retirada a urgência neste momento. É uma posição particular minha. Embora não tenha voto na Assembleia, como presidente, é (um tema) tão complexo e tão profundo que necessitamos de um tempo para que a gente possa fazer justiça. A reforma não pode cair somente sobre os servidores — disse Lara a jornalistas após o café da manhã com servidores, na Assembleia.

Em entrevista a GaúchaZH, o presidente da Assembleia explicou que espera do governo outras propostas e articulações políticas, além das mudanças envolvendo o funcionalismo. Lara entende que Leite deve revisar os incentivos fiscais concedidos a empresas, como alternativa para ampliar as receitas.

O presidente da Assembleia também avaliou que “o Parlamento ainda não está pronto para decidir” e destacou que há “no mínimo uns dez ou doze pontos que merecem um tratamento mais aprofundado”, citando como exemplos as mudanças envolvendo os professores.

O pedido de retirada de urgência foi levado por Lara para Leite ainda na segunda-feira (2). O governador ainda não se manifestou sobre a indicação do presidente do Legislativo.

Lara é do mesmo partido do vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., o PTB, e aliado de Leite. Até o momento, a bancada do PTB não manifestou contrariedade com o pacote.

Já o MDB, com oito deputados, e o PP, com seis, que têm as maiores bancadas aliadas do governo na Assembleia, criticaram a proposta de Leite que altera a carreira dos professores. Outro aliado, o PSB, com três deputados, também já externou resistência.

Pelo calendário desejado pelo governo do Estado, os projetos do pacote seriam votados entre os dias 17 e 19 de dezembro, enquanto a proposta de emenda à constituição (PEC), que não pode tramitar em urgência, seria votada no fim de janeiro. Se a urgência for retirada, todas as votações ficarão para 2020, dependendo de articulação política para chegar a plenário.

Fonte: Gaúcha ZH

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação