sáb, 4 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

Pelotão FORSUL participa de demonstração para o Comandante da 3ª Bda C Mec

Foto: Sd LIMA – Aux Seç Com Soc 2ª Bia AAAe

Na tarde desta terça-feira (26), o Pelotão FORSUL da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) participou de uma demonstração em atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A atividade teve por finalidade apresentar as capacidades de emprego da Forsul Golf da Guarnição para o General de Brigada Julio Cesar Palu Baltieri, comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), no contexto da Operação Guarda Alta.

A Subunidade FORSUL módulo Golf estava constituída por um grupo de comando, um pelotão de cavalaria mecanizado (Pel C Mec), dois pelotões de fuzileiros e pelas turmas de saúde, de manutenção, de combate a incêndio e de comunicações. Foram realizadas demonstrações de cerco, de emprego do Pel C Mec e de Operações de Controle de Distúrbio, enfatizando o uso progressivo da força.

Ao fazer uso da palavra, o General Baltieri destacou a importância de se ter militares preparados para atuar em operações dessa natureza e elogiou o nível de operacionalidade das tropas de Santana do Livramento, fazendo menção à frase de Rui Barbosa: “O Exército Brasileiro pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado”.

Associação Médica Brasileira alerta para os riscos de contaminação de bebidas por metanol e os impactos na saúde pública

A Associação Médica Brasileira (AMB) emitiu um alerta urgente sobre os riscos à saúde causados pela contaminação de bebidas alcoólicas com metanol, substância altamente tóxica e potencialmente letal. O comunicado foi divulgado nesta sexta-feira (3), após o aumento de casos de intoxicação severa registrados em diversos estados brasileiros. O metanol é um tipo de álcool utilizado industrialmente e proibido para