qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Defesa Civil RS integra equipe que monitora derramamento de óleo no litoral do Nordeste

 

A missão dos técnicos da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é auxiliar no monitoramento do avanço do óleo – Foto: Ascom Defesa Civil

Integrantes da Defesa Civil do Estado estão em Brasília, apoiando o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres na Operação Derramamento de Óleo no Litoral do Nordeste. O Rio Grande do Sul enviou dois técnicos para apoiar as ações coordenadas pelo governo federal. A tenente Silvia da Rosa Soares e o sargento Magnus Fabiano da Silva permanecerão no Distrito Federal pelos próximos 15 dias.

Em função do derramamento de óleo que iniciou no litoral do Nordeste, foi criado pela União o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por servidores da Marinha, da Agência Nacional de Petróleo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Defesa Civil Nacional.

Segundo a tenente Silvia da Rosa Soares, a missão dos técnicos da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é atuar como interlocutores entre o GAA e os demais órgãos como ministérios, entidades públicas e autarquias, que não estão diretamente ligados ao grupo, mas realizam atividades em desastres desta magnitude. “Realizamos diariamente a troca de informações com as cidades do litoral em risco, para verificação de aparecimento de manchas de óleo, situação de limpeza quando houver ou situação de anormalidade”, explicou.

 

A equipe gaúcha identifica os riscos e assessora o GAA nas ações de mitigação, preparação e resposta, além de apoiar o grupo nos contatos com o setor privado, ampliando e melhorando as ações de resposta ao desastre.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.