qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Contrato entre Instituto Salva Saúde e Santa Casa termina neste sábado

Termina neste sábado (23), o contrato entre a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Salva Saúde, assinado pelo prefeito Ico Charopen (PDT), em maio deste ano. Segundo o diretor do Instituto, o médico Jan Christoph Lima da Silva, já foi sacramentado que não haverá renovação. Ainda não está definido qual vai ser o mecanismo de transição entre o Salva Saúde e a nova empresa que deve assumir a Santa Casa, após o chamamento público, anunciado pelo Governo Municipal, que é o atual interventor da Santa Casa.
Para o médico, o Instituto faz uma avaliação boa dos seis meses de gestão. “A gente teve alguns entraves”, disse Jan referindo-se às questões burocráticas que acabaram em atraso por parte da Prefeitura, além do que – segundo ele – o contrato estava sendo revisto.
“Hoje, a gente está conseguindo fazer mais de 100% das metas, com um aumento de 30% da capacidade de leitos”, completou o médico.
Sobre a possibilidade do Instituto Salva Saúde participar do chamamento público, Jan afirmou que vão analisar a viabilidade de participar do chamamento público.

Entenda o caso

A assinatura do contrato foi realizada no segundo trimestre em meio a discursos de autoridades e a presença de vereadores, representantes de entidades santanenses e os trabalhadores da Santa Casa. O evento aconteceu na capela da instituição, quando os trabalhadores ouviram o que classificaram como “a proposta que trazia esperança” a eles.
Desde o início, o contrato entre o Instituto e a Santa Casa houve muita polêmica, até porque houve uma recomendação contrária do Procurador da República Rodrigo Graeff, para que o prefeito se abstivesse de firmar o contrato. No argumento, o procurador lembrou que a empresa havia sido constituída apenas quatro meses antes da assinatura e que o documento “prevê repasse de valores à conta a ser criada pela empresa contratada, em claro desvirtuamento da natureza do contrato, qual seja a de prestador de serviço”.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con