ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Relatório da Saúde é aprovado e trabalhadores da Santa Casa recebem salários

Em um clima tenso e após mais de uma hora de discussão, o Conselho Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento aprovou, com ressalvas, o relatório de gestão do segundo quadrimestre da Secretaria de Saúde, que havia sido desaprovado na semana passada. A medida, segundo o presidente do órgão que reúne representantes da comunidade, Delmar da Rosa, foi para evitar o bloqueio do recurso que deve ser repassado à Santa Casa de Misericórdia para o pagamento dos funcionários.

O bloqueio foi anunciado pelo secretário de Saúde, Enrique Civeira, na semana passada depois que não houve a aprovação do relatório. O tema caiu como uma bomba na Santa Casa e funcionários iniciaram paralisações nos trabalhos.

Santa Casa paga trabalhadores

Nesta quarta-feira (20) o cenário já era totalmente diferente: com o repasse feito ainda durante a manhã pela Prefeitura ao Hospital, os salários já começaram a ser pagos à tarde, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde.

O pagamento só foi feito após a aprovação com ressalva ainda durante a dessa terça-feira (19), quando o diretor da Santa Casa, o médico Jan Christoph Lima da Silva, participou da reunião do Conselho de Saúde, onde junto com a com a chefe de Contabilidade do Hospital, prestaram esclarecimentos e protocolaram o um plano de trabalho e a prestação de contas parcial, reconhecendo a falha de não terem apresentado em tem hábil os comprovantes da destinação dos repasses ao Hospital.

Presidente do Conselho pediu exoneração de Civeira

Na terça-feira (20), durante a tribuna popular na Câmara de Vereadores, Delmar da Rosa engrossou o verbo dizendo que ninguém quer o mal da Santa Casa, mas que se sente pressionado pelo secretário de Saúde. “Eu sempre tive uma boa relação com todos os secretários de Saúde, só com exceção agora com o secretário Enrique Civeira eu não tenho uma boa relação. Ele foi uma vez no Conselho de Saúde, fez uma fala que algumas pessoas ficaram ofendidas; voltou em uma segunda reunião para fazer um questionamento e depois nunca mais participou das reuniões do Conselho. É a primeira vez na minha vida que eu não vejo um Secretário de Saúde não participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde. E o que eu vejo que o secretário não tem diálogo, ele tem atacado, ataca o conselho, me ataca pessoalmente e isso é para vocês verem: diz que eu não tenho legitimidade”.

Delmar finalizou pedindo a exoneração do secretário Enrique Civeira. “O secretário tem toda a legitimidade de pedir para que eu saia do conselho, assim como eu tenho toda a legitimidade de pedir publicamente que o prefeito municipal exonere o Secretário de Saúde”.

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A