qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Rio Grande do Sul tem seis frigoríficos habilitados a exportar para a China

Seis frigoríficos do Rio Grande do Sul foram habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a exportar para a China. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (12) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. em um vídeo no Twitter. “Temos tudo para entregar ao mundo nossa produção”, disse a ministra, durante a abertura da Agrobit Brasil 2019, em Londrina (PR).

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, comemorou a notícia. “Temos de celebrar este anúncio, ao tempo em que acreditamos em aumento das exportações e incentivo para que sejam feitos novos investimentos para ampliar plantas frigoríficas já existentes, gerando novos empregos e desenvolvimento no Estado”.

Os cinco frigoríficos de carne suína estão no Rio Grande do Sul, além de uma unidade de carne bovina. São Paulo e Mato Grosso tiveram, cada um, duas unidades habilitadas pelos chineses. Os demais frigoríficos que podem exportar para a China ficam em Goiás, no Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Frigoríficos habilitados no RS:

Bovinos
• Marfrig Global Foods, em São Gabriel (RS)

Suínos
• BRF, em Lajeado (RS)
• Cooperativa Central Aurora Alimentos, em Sarandi (RS)
• JBS Aves, em Caxias do Sul (RS)
• Seara Alimentos, em Três Passos (RS)
• Seara Alimentos, em Seberi (RS)

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con