qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mais uma turma do Projeto Bombeiro Mirim é formada

O evento aconteceu na noite de quinta-feira (31), na sala de reuniões do Quartel do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM).

Na noite de quinta-feira, (31/10), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a formatura de mais uma Turma de Bombeiros Mirins. O ato aconteceu em Sant’Ana do Livramento, no Quartel do 10º Batalhão de Bombeiro Militar (10º BBM).
O Projeto Bombeiro Mirim é um dos objetivos estratégicos do CBMRS, visando consolidar a cultura prevencionista da sociedade gaúcha. Caracteriza-se por uma ação de educação preventiva, tendo como lema “paz, cidadania, disciplina e prevenção”. O Projeto Bombeiro Mirim é coordenado pelo 2º Sgtº José Tolentino Martins Baptista e Soldado Antonio Chenaider Ribeiro dos Santos.
Participaram do Projeto, como professores, os seguintes colaboradores: Professor Elias Lima Hernandes, Agente de Trânsito Luciano Xavier Mansilha, Professora Lédia Izaura Vera Gonçalves, Professora Gabriela Rodriguez Brochi e Professora Ana Lia Dias dos Santos.

São Padrinhos Patrocinadores do Projeto: a ACIL, Associação Comercial e Industrial de Livramento, Lions Clube, Loja Maçônica de Caridade Santanense, Postos Espigão, RECOFRAN, Clínica PRONTOMED, Clube dos Diretores Lojistas, Rotary Club Livramento, Rotary Club Livramento Sul, Supermercados RIGHI, UNICRED, UNIMED – Região da Fronteira, Hotel Jandaia, Centro Hospitalar Santanense, CFC Santanense, Rotary Club Armour, Grupo Verde Plaza, Oncoclínica.3

Para o jovem Daniel Boaventura Marques, de 12 anos, a experiência de poder conhecer o dia a dia desses profissionais foi muito boa, principalmente porque ele e os colegas aprenderam novos métodos de combate a incêndio. “O mais legal foi a gente apagar incêndio e também as aulas de primeiros socorros. Gostei bastante” disse.
Já Marisol Lima de Menezes, de 11 anos, disse que quis ser bombeira mirim por gostar de ajudar as pessoas. “ É uma profissão de muita responsabilidade. Onde a gente pode ajudar a socorrer as pessoa. Eu também gostei das aulas de primeiros-socorros, porque se eu não for bombeira quero ser médica”.

O jovem destaque da turma foi Cauã Vaqueiro, de 11 anos, que disse que vai querer seguir a carreira de bombeiros depois das emoções que ele viveu. A gente teve aula de como apagar incêndio utilizando o extintor e também com água, também teve de primeiro socorros. Gostei muito de tudo que apreendi. Agora é só colocar em prática”.
A jovem Júlia Biscarra, de 11 anos, disse ter ficado muito feliz quando foi sorteada na escola para participar da turma, e o que ela mais gostou na turma foi a amizade com os novos colegas. “Foi muito legal, aquelas aulas de apagar o fogo e também as aulas com os primeiros socorros, além da amizade que a gente fez com todo mundo. Agradeço a meu pai e minha mãe pelo apoio”.

Matias Moura
[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con