qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Temporal provoca estragos em mais de 1,2 mil residências do RS

Foto: Fabian Ribeiro/AP

Conforme a Defesa Civil, a cidade de Bom Pedrito foi a mais atingida nesta terça-feira.

A chuva e rajadas de vento que chegaram a 145 km/h, registradas nesta terça-feira, atingiram 1.220 residências no Rio Grande do Sul. Os dados constam no último relatório da Defesa Civil divulgado no final da tarde desta terça. Conforme o último levantamento da CEEE, divulgado às 18h desta terça, a falta de luz atinge 97,6 mil residências do Estado.

A Região Metropolitana (Viamão, Alvorada e Arroio dos Ratos) registra o maior número com 35 mil pontos sem energia. A região da Campanha (Pedrito e Bagé) são ao todo 20 mil sem luz. O mesmo número de residências sem luz está localizada na região Centro Sul, na cidade de Costa Doce. Já o Litoral Norte tem 12,5 mil pontos sem energia até o momento. A região Sul (Pelotas e Canguçu) tem o menor número de locais afetados com 2,6 mil pontos sem luz.

Dom Pedrito

O município mais atingido, conforme o órgão, foi Dom Pedrito, que decretou Situação de Emergência. A cidade localizada na região Sudoeste do Estado teve mil residências atingidas pelo temporal e 4.200 danos registrados, como queda de árvores e de postes de energia. Além disso, parte da cidade ainda está sem energia elétrica e sem abastecimento de água em seis bairros.

Dentre as edificações destelhadas e com infiltração de água estão três escolas, o quartel da cidade, a Delegacia de Polícia Civil e alguns estabelecimentos comerciais. Ainda segundo a Defesa Civil, há o registro de falta de energia e queda de árvores em localidades do Interior de Dom Pedrito.

A estação meteorológica Guatambu registrou ventos de 145 km/h na região. A Defesa Civil junto a Prefeitura da cidade realizam a distribuição de lonas aos afetados e o auxílio às famílias através do corte de árvores e postes caídos. Equipes especializadas do Corpo de Bombeiros foram convocadas para auxiliarem na operação.

Bagé

A cidade de Bagé, também localizada na região Sudoeste, sentiu os efeitos do temporal. Pelo menos 800 danos e 200 residências foram afetadas, especialmente nos bairros Ivone e Passo das Pedras. O grande volume de chuva em um tempo curto deixou vários pontos alagados. Os ventos chegaram a 125 km/h, conforme o órgão. A cidade também sofreu com a falta de energia elétrica.

Santana do Livramento

A região Fronteira Oeste também foi castigada pelo temporal no início desta semana. A cidade de Santana do Livramento sofreu destelhamentos em 20 residências. A forte chuva foi responsável por diversos pontos de alagamentos. O vento alcançou a velocidade de 112 km/h na cidade nesta terça-feira. A Defesa Civil realizou a entrega de lonas.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Aplateia

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con