qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Transmissora de energia recebe licenças para instalação de duas subestações

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu as Licenças Prévia e de Instalação Unificadas (LPI) para as subestações de transmissão de energia elétrica Livramento 3 e Maçambará 3. As estruturas fazem parte do empreendimento Sant’Ana, da companhia Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa). Todo o empreendimento operará na tensão de 230 kV.

Com a obtenção antecipada das licenças, previstas inicialmente para agosto de 2020 (LP) e março de 2021 (LI), a companhia está autorizada a começar as obras. Sant’Ana é um empreendimento do lote 12 do leilão de transmissão nº 004/2018, realizado em dezembro de 2018, com extensão de 591 quilômetros de linhas de transmissão.

O prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a energização é março de 2023. O investimento soma R$ 630 milhões, com a abertura de 1.525 empregos durante as obras.

Além das duas subestações, o projeto prevê ainda quatro linhas de transmissão de 230 kV entre Santana do Livramento e Alegrete, Cerro Chato, Maçambará e Santa Maria, além do seccionamento da linha entre Maçambará e Santo Ângelo.

Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant’Ana do Livramento, Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. Foto Nelio Catharina Pinto

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con