sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

A importância da denúncia no combate ao tráfico de drogas

Nesta semana, duas denúncias de alunos do programa Proerd levaram a Brigada Militar a uma plantação de maconha e apreensão de menor com droga em escola

João Victor Montoli
[email protected]

A Brigada Militar, por meio de sua Patrulha Escolar, recebeu, nesta semana, duas denúncias de alunos do programa Proerd que resultaram na prisão de um indivíduo e apreensão de dois menores.
Nessa terça-feira (22), a Patrulha Escolar, após denúncia anônima se deslocou até a rua Vicente Peres Vargas, próximo ao entroncamento da rua Eutália A. Machado. No pátio de uma residência foi localizado três pés de maconha. Um pé de grande porte e dois menores. No local estavam dois indivíduos, um maior e um menor de idade que foram levados ao PAM para os procedimentos de praxe e, posteriormente, encaminhados para a DPPA onde ficam à disposição da justiça.
Segundo o Soldado Euler, graças às informações repassadas pela população, a droga pôde ser retirada de circulação: “Nós recebemos esta denúncia dando conta que este local seria ponto de encontro, à noite, de pessoas que usam maconha e que haveria, inclusive, uma plantação lá. Nos deslocamos até essa residência verificamos que estas informações estavam corretas. Acabamos encontrando a droga num terreno baldio onde tinha três pés de maconha plantados. Nós chamamos os dois indivíduos ali e eles confirmaram que eram deles mesmos, para consumo. A planta maior tem aproximadamente 3 meses, segundo nos disse um dos presos.”
Na quarta-feira (23), a Brigada Militar foi informada pela Patrulha Escolar, após denúncia anônima, de que um jovem de apenas 17 anos estava com drogas dentro de uma escola. Chegando no local, os policiais encontraram, com esse jovem, dois cigarros de maconha, seda e isqueiros. A Brigada o apreendeu e acionou a família do jovem. O adolescente passou pelos exames de praxe na Santa Casa de Misericórdia e encaminhado para a DPPA onde foi preenchido o Boletim de Ocorrência.

Importância da denúncia

A BM pede que a população não deixe de fazer denúncias quando notar que há algo errado: “Essa parceria tem que continuar! Façam as suas denúncias. A primeira coisa a se fazer é ligar para a Polícia e passar todos os detalhes possíveis. Nossas ações têm surtido muito efeito com a ajuda da população”, disse.

Malefícios da droga

No Brasil cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos usam maconha diariamente. O dado faz parte do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), Segundo o estudo, 3,4 milhões de pessoas entre 18 e 59 anos usaram a droga no último ano e 8 milhões já experimentaram maconha alguma vez na vida, o equivalente a 7% da população brasileira. Desses, 62% deles tiveram contato com a droga antes dos 18 anos.
Fumar maconha produz mudanças bastante rápidas no humor, percepção de tempo, memória e outros aspectos da função cerebral. Os efeitos mais desejados são uma sensação de euforia, relaxamento e bem-estar geral.
Ansiedade, disforia, pânico e paranoia são os efeitos indesejáveis mais comumente relatados por usuários não familiarizados com seus efeitos. Sintomas psicóticos, como delírios e alucinações, também podem ocorrer com o uso de altas doses, Além de ser a porta de entrada para outra drogas mais pesadas.

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2793 Dia 13 de Julho de 2024, Sábado DATAS COMEMORATIVAS Dia do Cantor Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos Dia do Engenheiro de Saneamento Dia Mundial do Rock TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 34° (Macapá-AP) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,2% R$ 5,43 💶 Euro: ⬆️ 0,18% R$ 5,92