ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Seminário Polícia Penal destaca a importância do trabalho do servidor penitenciário

Autoridades apontam que a aprovação da PEC da Polícia Penal fortalece a importância do servidor penitenciário
Autoridades apontam que a aprovação da PEC da Polícia Penal fortalece a importância do servidor penitenciário
Foto de Susepe/Divulgação

Nesta segunda-feira (14), o Seminário Polícia Penal reuniu servidores da Susepe para debater as mudanças relevantes no perfil do trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários no atual sistema penal, após a aprovação da PEC 372/17. A Proposta de Emenda Constitucional altera o artigo 144 da Constituição Federal, regularizando a atividade dos agentes penitenciários e criando a chamada Polícia Penal.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior, prestigiou o evento, apontando que o sistema prisional é um dos quatro eixos do RS Seguro, programa transversal e estruturante lançado pelo Governo em fevereiro, demonstrando a importância dada pela gestão ao sistema prisional.

O secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, disse que a aprovação da PEC, pela Câmara dos Deputados, em primeiro turno, apenas ratificou o que já é um fato concreto. “A excelência e a importância do trabalho de vocês nem precisaria de um papel ou um documento pra torná-la mais importante do que já é”, afirmou. O secretário também falou sobre a importância da existência de uma secretaria de Administração Penitenciária, para garantir uma visão estratégica de parte do governo sobre a importância do sistema prisional.

O superintendente adjunto da Susepe, Everson Munhós, enfatizou a importância da Polícia Penal para autenticar a identidade do servidor penitenciário como agente protagonista da segurança pública. O Diretor da ESP/Acadepen, Alexandre Bobadra, ressaltou também a importância da mobilização dos colegas demonstrando o fortalecimento da carreira de servidores penitenciários.

Também participaram das mesas durante o evento o presidente da AMAPERGS, Cláudio Fernandes, a Delegada da Polícia Civil e Diretora Geral da Acadepol, Elisângela Reghelin, e o deputado estadual, Tenente Coronel Zucco, e a vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia.

O evento ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado do RS.

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A