qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lei de Frederico Antunes destaca na embalagem da erva mate a adição de açúcar

A lei nº 15.330/2019, aprovada pela Assembleia Legislativa que modifica a embalagem da erva mate e de autoria do Deputado Frederico Antunes, foi sancionada pelo Governador Eduardo Leite, nesta quarta-feira (2), no Palácio Piratini. O ato foi prestigiado pelo presidente do SINDIMATE, Álvaro Pompermayer e diretores da entidade; o presidente do IBRAMATE, Alberto Tumelero e sua diretoria, além de representantes da FIERGS e do Centro Estadual de Vigilância e Saúde.

 

O texto determina que os fabricantes informem de forma clara e destacada, se o produto contém ou não açúcar em sua composição. A medida é a garantia da informação correta ao consumidor para decidir a compra e uma forma de proteger à saúde dos gaúchos, que precisam combinar a restrição ao consumo do açúcar com o hábito do chimarrão.

 

Segundo o Deputado Frederico, a ideia surgiu na cidade de Itaqui, em conversa com um médico local, que disse observar o alto índice de glicemia em pacientes diabéticos, mesmo eles seguindo  a dieta alimentar. Assim que o médico indicava a troca da marca de erva mate, por um tipo sem açúcar, os exames clínicos já melhoravam e a medicação diminuía.

 

“A correta informação é a forma de comunicação da indústria com o consumidor, que tem o direto de saber quais os ingredientes contidos na erva mate que está consumindo. O chimarrão é um hábito para os gaúchos e faz parte da nossa cultura, mas a saúde vem em primeiro lugar”, explicou Frederico.

 

A próxima etapa é a regulamentação da lei, permitindo que as indústrias tenham tempo para a adequação. Até agora, a obrigatoriedade era somente quando havia a adição do ingrediente. Algumas marcas incluíam no rótulo a informação “sem açúcar”, o que caracterizava irregularidade conforme normas vigentes e fiscalizadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

 

A lei do Deputado Frederico também cria o Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate no Estado (FUNDOMATE). A proposição aprovada em setembro, foi protocolada em 2017 na Assembleia Legislativa pelo Deputado Frederico Antunes e subscrita  por mais três parlamentares.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con