seg, 21 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Plenário pode votar projeto que amplia porte de armas

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta tarde o projeto que amplia o porte de armas (PL 3723/19) e a medida provisória que elimina o prazo final para inscrição de imóvel no Cadastro Ambiental Rural (MP 884/19).

Proposta diminui para 21 anos a idade mínima para compra de armas
O Projeto de Lei 3723/19, do Poder Executivo, aumenta os casos permitidos de porte de armas e disciplina o tema para atiradores esportivos e caçadores.

O substitutivo do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas; permite o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovem estar sob ameaça; aumenta as penas para alguns crimes com armas; e permite a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

Essa regularização do registro da arma poderá ser feita em dois anos a partir da publicação da futura lei. O interessado deverá apenas apresentar documento de identidade, comprovante de residência fixa e prova de origem lícita da arma, dispensados ainda o pagamento de taxas, comprovante de ocupação lícita e ausência de inquérito policial ou processo criminal contra si.

Cadastro rural

Outra medida que está em pauta na sessão desta tarde é a MP 884/19, que elimina o prazo final para inscrição de imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Antônio Costa/Agência de Notícias do Paraná

Segundo o governo, hoje existem mais de 5 milhões de propriedades registradas no CAR
O relatório do senador Irajá (PSD-TO) prevê que a inscrição no CAR é obrigatória e aqueles que se inscreverem até o dia 31 de dezembro de 2020 terão direito à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Caso os estados e o Distrito Federal não implantem o PRA até 31 de dezembro de 2020, o proprietário ou possuidor de imóvel rural poderá aderir ao PRA implantado pela União.

O prazo de adesão anterior se encerrou em 31 de dezembro de 2018 e quem não aderiu estava proibido, por exemplo, de acessar linhas de crédito.

RESUMO DE SEGUNDA-FEIRA 21/07/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Piora da crise aumenta incerteza com o dólar no início do tarifaço de 50%   O ESTADO DE S.PAULO – Retomada da Argentina ajuda Brasil ante ‘tarifaço’ de Trump   CORREIO BRAZILIENSE – Lula e Alckmin: ação coordenada contra o tarifaço   O GLOBO – INSS paga

Brincar é também aprender

No Colégio Santa Teresa de Jesus, o brincar, a imaginação e a ludicidade são pilares para o desenvolvimento integral da infância