sáb, 14 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Sedac lança edital de R$ 3 milhões para a cultura no RS

Um dos mais representativos editais da Secretaria da Cultura (Sedac) neste ano, com recursos de R$ 3 milhões, já poderá ser acessado. A secretária Beatriz Araujo assinou, na tarde de sexta-feira (13/9), o edital FAC Movimento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (16/9).

Uma das diretrizes para garantir que os recursos disponibilizados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) cheguem às mãos de proponentes é disponibilizar 50% das vagas para o interior do Estado.

O edital atende a todas as áreas e segmentos culturais, contemplando audiovisual, artes visuais, artesanato, circo, dança, teatro, culturas populares, tradição e folclore, literatura, música e patrimônio cultural. Há vagas tanto para pessoas físicas como jurídicas. Qualquer cidadão gaúcho pode se registrar e apresentar projeto, que pode ser de um grupo. Empresas e entidades da área cultural da mesma forma. Quem ainda não tem o registro pode fazê-lo junto ao Cadastro Estadual de Produtor Cultural. O registro é a credencial para ser um proponente de projeto. O envio eletrônico pode ser feito no site do Pró-Cultura.

A finalidade é realizar projetos relacionados a uma ou mais áreas e segmentos que movimentem a produção cultural do Estado. Este é o quarto edital lançado pelo FAC neste ano.

“O FAC Movimento não limita a concepção de projetos para apenas uma ou outra finalidade. Os projetos podem trabalhar a produção, a criação autoral de bens e serviços culturais e também a circulação de atividades, de festivais, enfim, uma infinidade de projetos pode ser apresentada nesse edital”, explica Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac.

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a