seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Facebook cogita acabar com a contagem de curtidas; testes em andamento

Quando o Instagram resolveu remover a contagem de likes de suas publicações houve uma comoção geral nas redes socials. Agora, parece que o Facebook vai seguir o mesmo caminho: quem detectou a iniciativa foi a desenvolvedora especializada em privacidade do usuário e engenharia reversa Jane Wong.

Segundo o TechCrunch, ao ser indagado sobre a novidade, a rede social de Zuckerberg confirmou que estava fazendo testes, mas que a mudança do recurso ainda não estava disponível para os usuários.

O Instagram já oculta os likes para usuários em sete países, incluindo o Brasil. As postagens agora só mostram alguns nomes de amigos em comum que gostaram da publicação (o total de curtidas só é visível para o autor da postagem).

Interesse nas publicações e não nas curtidas

A empresa, no entanto, não quis comentar sobre os resultados obtidos pela mudança no Instagram nem os motivos pelos quais ela foi implantada (provavelmente, um esforço para “seus seguidores se concentrarem nas fotos e vídeos que você compartilha, não em quantos likes eles recebem”). Tampouco adiantou quando ela vai começar a ser experimentada na rede social. Isso deverá ser feito gradualmente; assim, poderá ser revertida se prejudicar a receita advinda de anúncios.

O Facebook já começou a testar a ocultação dos likes (Fonte: TechCrunch/Reprodução)

Jane Wong não é desconhecida de quem procura melhorias que os aplicativos implementam sem contar para ninguém:  foi ela quem descobriu que o Instagram tinha começado a esconder o número de curtidas (além de oferecer o recurso Screen Time),  o Snapchat ia receber suporte para criação de eventos e que o app do Facebook estava testando seu modo escuro, entre outras novidades.

Prenda de Livramento usa a internet para divulgar a cultura gaúcha

Em um mundo cada vez mais conectado, a cultura e a tradição gaúcha encontram na internet um novo palco para se manifestar e perpetuar. Se antes a preservação dos costumes se dava principalmente nos galpões e nas rodas de chimarrão, hoje, as redes sociais se mostram como ferramentas poderosas para a difusão e o fortalecimento do tradicionalismo. O tradicionalista e