qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Academia Santanense de Letras elege novos membros

Quatro novos membros foram incorporados, em solenidade, nesta quinta-feira

Aconteceu, nesta quinta-feira (22), em Sant’Ana do Livramento, a solenidade de incorporação de quatro novos membros à Academia Santanense de Letras. Os novos membros são: Clover Machado Olivera; João Santos; Lúcia Silva e Silva e Victor Hugo Veppo Burgardt. Cada um conversou com a reportagem e contou um pouco sobre a expectativa e desafios para esta nova etapa de suas carreiras que se inicia
Clover Machado Olivera – “Para mim o convite é de grande satisfação. Creio que nos próximos tempos estarei aprendendo dos outros confrades. Sou uruguaio e minha formação é língua e cultura portuguesa, entrar neste corpo honorável, realmente, foi uma surpresa quando fui convidado para fazer parte. Pretendo aprender e dar de mim aquilo que esteja em meu alcance”.
João Santos – “É enorme a satisfação. Em momento algum imaginava chegar aqui neste grupo tão seleto, que é considerado o grupo intelectual da cidade. É uma honra e um orgulho ter sido indicado e ter sido aprovado por todos os membros da casa. Integrar este grupo que estuda a literatura, arte e reflete acerca de questões sociais, para mim é maravilhoso. Espero, juntando-me a este grupo, contribuir muito para a cultura e a literatura que é o que eu pratico através de meus livros”.
Lúcia Silva e Silva – “Eu estou ingressando hoje e foi uma satisfação receber o convite de meus amigos. Eu trabalho e escrevo muito, quase todos os anos eu publico um novo livro e assim fui convidada para Academia. Moro em Livramento há mais de 15 anos, sou de Uruguaiana e é uma forma de colaborar ainda mais com a cidade”.
Victor Hugo Veppo Bugardt – “Para mim foi uma honra ter recebido um convite. É um desafio também, para quem quer produzir cultura no município. Eu já estou quase me aposentando na carreira de professor e esta indicação foi vista como um prêmio pessoal. Encerro minha carreia com chave de ouro”.

João Victor Montoli
[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con