qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Agência Nacional de Águas realiza na capital curso de Inspeção em Segurança de Barragens

A segurança de barragens é um assunto que ganhou ainda mais atenção de órgãos fiscalizadores depois do rompimento de estruturas de rejeitos em Minas Gerais. Desde então, o Rio Grande do Sul reforçou o compromisso de reforçar a fiscalização para evitar que acarretem riscos à população e ao ambiente.

Por ser um dos Estados com maior número de barragens de uso múltiplo no país, são cerca de 10 mil, o Rio Grande do Sul foi escolhido pela Agência Nacional de Águas (ANA) para ser a sede, na região Sul, do curso de Inspeção em Segurança de Barragens.

Voltado para empreendedores, fiscalizadores e integrantes da Defesa Civil, o curso é realizado até sexta-feira (9/8). Em razão do evento, o atendimento técnico da Divisão de Outorga e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) voltará ao normal na segunda-feira (12/8).

Para André Petry, especialista em recursos hídricos da ANA, o importante é divulgar o conhecimento em todos os lugares do Brasil. Com as informações, será possível fazer um “diagnóstico e chegar à conclusão se existe algum problema e que ações tomar para resolver e evitar previamente um acidente e seus danos”, afirma.

Integrantes de órgão fiscalizadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina participam do curso que tem como instrutor o engenheiro civil e especialista em segurança de barragens Ruben José Ramos Cardia.

Para o major Carlos Alberto de Aguiar Júnior, coordenador da Defesa Civil Metropolitana, “é importante cada vez mais estar preparado e entender mais sobre essa estrutura da fiscalização”.

Relatório de vistorias vai
ser divulgado em agosto

O diretor do departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, engenheiro civil Paulo Paim, reforça que a realização do curso é a retomada da parceria entre o Rio Grande do Sul e o governo federal e ressalta a importância deste tipo de treinamento. “Neste ano vamos iniciar um processo de capacitação do cidadão, dos proprietários que têm uma pequena barragem e muitas vezes não sabem se a estrutura apresenta riscos ou não”, acrescenta Paim.

Ainda neste mês, está prevista a divulgação do relatório referente à primeira fase da vistoria realizada pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura em barragens com outorga do Estado.

Depois dos rompimentos de barragens em Minas Gerais, uma das medidas adotadas pelo RS foi a criação do Grupo de Trabalho de Segurança de Barragens do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS). Criado em junho, o grupo realiza vistorias contínuas em barragens outorgadas com o objetivo de reduzir riscos de acidentes e suas consequências. “A finalidade é informar sobre a situação dos barramentos e quais são os caminhos para a regularização”, afirma o geólogo Francisco Garcia, coordenador do Grupo de Trabalho.

O empreendedor é o responsável legal pela segurança das barragens, mas de acordo com a Lei nº 12.334/2010 que trata da Política Nacional de Segurança de Barragens, a responsabilidade em fiscalizar se divide entre quatro grupos, conforme a finalidade da estrutura:

a) Geração de energia: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

b) Contenção de rejeitos minerais: Departamento Nacional de Produção Mineral

c) Contenção de rejeitos industriais: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos ambientais estaduais

d) Usos múltiplos: Agência Nacional de Águas (ANA) ou órgãos gestores estaduais de recursos hídricos.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con