Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 10 de dezembro de 2025

Americano vem a Fronteira para desenvolver tese sobre o imaginário racial indígena

O texto abaixo está em

Sant’Ana do Livramento foi palco, nessa semana, de uma pesquisa de cunho internacional. Realizada pelo doutorando Ryan Morrison, da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, o estudo é voltado para o seu artigo que tem o objetivo de analisar o tema do imaginário racial indígena da região do Pampa. “Meu principal objetivo é fazer uma análise do ponto de vista local, já que o que chama a atenção são as obras que falam sobre a questão negra-racial”, afirmou.
Morrison faz doutorado em Língua e Cultura Latino-americana, área na qual também é professor na Faculdade de Espanhol e Português. Ele permanece no Rio Grande do Sul até o final de agosto, por meio de uma bolsa de estudos, para se dedicar ao trabalho de campo, antes de voltar para escrever e apresentar a tese, o que deve acontecer em 2022. “Sinto-me um privilegiado por realizar esse trabalho”, afirma.
A pesquisa analisa a presença real do povo negro na lida no pampa, comparando a narrativa escrita e consagrada com a oralidade, presente no campo e em quilombolas do RS. Além do confronto de ideias, Morrison busca uma abordagem questionando como o negro confronta esse imaginário, inclusive a partir de lendas tradicionais, como a do Negrinho do Pastoreio e suas representações imagéticas retratadas em pinturas e esculturas.
Na Fronteira da Paz, Morrison foi recebido pelo representante da oficina de Inclusão da Intendência, Jose Luiz Martinez, e pelo diretor do departamento de Cultura de Livramento, o professor João Batista Conceição. Ambos profissionais puderam apresentar um radiografia da vida do negro na região. “Penso muito na dificuldade que essas pessoas passam e sei do meu lugar, ou seja, da minha responsabilidade ao elaborar essa tese”, enfatizou o americano.

NO AR
Rádio RCC