sáb, 17 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Níveis de rios nas principais bacias estão estáveis ou começam a baixar no Estado

Conforme a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), não foram registrados volumes significativos de chuva nas bacias gaúchas da manhã da terça-feira (30/7) até a manhã desta quarta (31/7).

Os principais rios já se encontram estáveis ou em declínio em todos os pontos monitorados. O rio Ibirapuitã deve sair da cota de inundação em Alegrete ao longo desta quarta (31/7) e seguir em declínio significativo ao longo do dia.

A Sala da Situação alerta que na quinta-feira (1°/8) a chuva pode voltar na metade sul, elevando os níveis principalmente nas bacias da fronteira com o Uruguai.

Veja o resumo da situação conforme boletim da Defesa Civil das 11h desta quarta (31/7):

Santa Cruz do Sul: o rio Pardinho apresentou rápido declínio, contudo a onda de cheia se deslocou para o rio Pardo e Jacuí. No bairro Margarida, um deslizamento de terras em uma encosta danificou duas residências. Não há feridos e as duas famílias foram retiradas do local pela prefeitura. Total de oito pessoas desalojadas. A Defesa Civil do Estado esteve na área e monitora a situação.

Estância Velha: deslizamento de terra em uma obra danificou três residências. Não há feridos e as três famílias que tiveram que ser removidas foram encaminhadas para casa de parentes. Total de 12 pessoas desalojadas.

Cachoeira do Sul: rio Jacuí, que está 3,75 m acima do nível normal, segue baixando. A Defesa Civil do Estado mantém uma equipe mobilizada monitorando a situação. Há uma família desabrigada e uma desalojada. Total de cinco pessoas desabrigadas e duas desalojadas.

Dom Pedrito: seis famílias desalojadas e uma desabrigada. Total de 30 pessoas desalojadas e quatro desabrigadas. As famílias iniciam hoje o retorno para suas casas.

Rosário do Sul: famílias já retornaram para suas casas.

Alegrete: o rio Ibirapuitã encontra-se com 8,56m. São 13 famílias afetadas: 11 desalojadas e três desabrigadas. Total de 42 pessoas desalojadas e oito desabrigadas. As famílias começam nesta quarta (31/7) o retorno para suas casas.

Bacia Uruguai 31JUL 11h
Apesar da água baixando, Alegrete ainda tem nível em cota de inundação e Manoel Viana, em atenção – Foto: Defesa Civil

Resumo do EstadoRios em alerta: Ibicuí, Camaquã, Baixo Jacuí e Gravataí

Rios em atenção: Santa Maria, Mirim-São Gonçalo,Vacacaí-Vacacaí Mirim e Guaíba

Pessoas desalojadas: 94
Pessoas desabrigadas: 17

Postado por Matias Moura – [email protected]

🎙️ 🎧 SÁBADO, 17 DE MAIO, é o Dia de escutar o “único Programa de Turismo do Rádio Gaúcho”, na RÁDIO GRAMADO FM🧉

  ✔️A partir das 11 da manhã, viaje *PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE com o jornalista VOLTENCIR FLECK, o economista e Mestre em Comunicação Social ABDON BARRETTO FILHO, e THIAGO JODAS (que apoia na edição do Programa) 🤝 🧉 🎧 PARA ESCUTAR, BAIXE O APLICATIVO: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.livecenter.gramadofm OU ACESSE O SITE: www.gramadofm.com.br 👉 PELOS CAMINHOS DO RIO GRANDE te convidamos para

Produtores Rurais do RS intensificam Mobilização por Solução Urgente para Endividamento

  Os produtores rurais do Rio Grande do Sul realizam mais uma série de manifestações nesta semana, paralisando suas atividades para cobrar soluções emergenciais do governo estadual e federal diante da crescente crise de endividamento que assola o setor agropecuário gaúcho. O deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Comissão da Agricultura na Câmara dos Deputados, esteve conversando com

.Acidente na BR-293 deixa duas mulheres mortas e três homens feridos em estado grave

  Na tarde desta sexta-feira (16), um grave acidente foi registrado na BR-293, nas proximidades do trevo da Faxina, em Sant’Ana do Livramento. Um carro Honda CRV, na cor preta, com cinco ocupantes capotou após um possível problema em um dos pneus, que teria causado a perda de controle do veículo por parte do motorista, levando à saída de pista