A noite deste sábado foi marcado pelo jantar de apresentação da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Livramento. O evento que reuniu um grande número de empresários, autoridades e lideranças políticas aconteceu nas dependências do Clube Comercial. A noite foi embalada pelo som dos músicos Edinho Larruscain e Carolina Cáceres e pela competição desafio dos chefs onde cada um do três profissionais elaborou um prato a base de produtos de Livramento e seus sabores locais.
O Presidente da ACIL Carlos Roberto Beis Fervenza, deu as boas-vindas aos convidados e saudou as autoridades destacando que a sua gestão será marcada pela união e pelo esforço conjunto de cada um dos membros da diretoria para ajudar o município a se desenvolver cada vez mais. Segundo ele, só assim será possível superação a estagnação econômica em nosso município e região. Fervenza destacou que projetos envolvendo a área turismo serão a prioridade da sua gestão, buscando assim mais investidores para o município para a geração de emprego e renda.
Mas sem dúvida o momento mais aguardo da noite, foi a palestra do Prefeito da cidade de Gramado João Alfredo Bertolucci que falou sobre os mais variados aspectos em relação ao turismo como fator de desenvolvimento e como a cidade da serra gaúcha conseguiu ser tornar o segundo destino turístico do Brasil e o 7º lugar no mundo que as pessoas querem conhecer.
Bertolucci, foi preciso ao afirmar que todas as atrações que Gramado possui hoje foram criadas e que Santana do Livramento possui um potencial imenso para ser tornar semelhante a cidade serrana. O Prefeito contou como surgiram atrativos como o Lago Negro, Natal Luz, Festival de Cinema entre outras atrações. Segundo dados apresentados por Bertolucci somente na edição do ano passado o Natal Luz recebeu 2,35 milhões de visitantes em apenas 83 dias de atrações gerando um lucro de mais 7 milhões para a economia do município e mais de 2 mil empregos diretos. O Prefeito Bertolucci ainda destacou que Gramado hoje, tem 86% do seu PIB gerado pelo turismo, realizando 500 eventos por ano, contanto com 200 restaurantes, 180 hotéis e pousadas ofertando 16 mil leitos aos visitantes. Ao final de sua fala, ele agradeceu a oportunidade e disse ter a certeza que Santana do Livramento tem um enorme potencial para se tornar um dos importantes destinos turísticos do país.
Fotos e texto : Matias Moura – [email protected]