sáb, 14 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Retorno da chuva na próxima semana coloca em alerta níveis de rios no Estado

Depois de uma semana com chuva, uma nova massa de ar polar entra no Estado entre a noite desta sexta-feira (26/7) e madrugada de sábado (27/7), favorecendo o retorno do tempo firme.

Sábado (27)
Mesmo com sol, a sensação será de frio. As máximas à tarde não passam de 17°C.

Domingo (28)
O dia começa com sol e mínimas, entre 5°C e 10°C. As temperaturas ficam entre 14°C e 18 °C à tarde.

Segunda-feira (29)
A trégua da chuva será pequena. No início da semana o tempo volta a mudar com a chegada de novas áreas de instabilidade. A chuva entra pela região oeste e se espalha por todo o Estado ao longo do dia, sendo com mais intensidade na região Sul.

Situação de alerta

O destaque é para os níveis dos rios Quaraí, Ibirapuitã e Vacacaí, que correm o risco de transbordar.

Em São Gabriel, a Defesa Civil estadual já trabalha na retirada de famílias das áreas de risco em função da cheia do Vacacaí.

Também estão em elevação os rios Jacuí, Sinos, Gravataí, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí, Ijuí, Jaguarão e Piratini.

Embora a chuva dê uma trégua no fim de semana, os volumes previstos a partir da segunda-feira devem agravar a condição de cheia nas regiões já afetadas.

A situação hidrológica é de alerta para as bacias Quaraí, Ibicuí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Gravataí, Camaquã e Mirim-São Gonçalo e de atenção para Pardo, Guaíba, Sinos e Ijuí.

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a