seg, 5 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Retorno da chuva na próxima semana coloca em alerta níveis de rios no Estado

Depois de uma semana com chuva, uma nova massa de ar polar entra no Estado entre a noite desta sexta-feira (26/7) e madrugada de sábado (27/7), favorecendo o retorno do tempo firme.

Sábado (27)
Mesmo com sol, a sensação será de frio. As máximas à tarde não passam de 17°C.

Domingo (28)
O dia começa com sol e mínimas, entre 5°C e 10°C. As temperaturas ficam entre 14°C e 18 °C à tarde.

Segunda-feira (29)
A trégua da chuva será pequena. No início da semana o tempo volta a mudar com a chegada de novas áreas de instabilidade. A chuva entra pela região oeste e se espalha por todo o Estado ao longo do dia, sendo com mais intensidade na região Sul.

Situação de alerta

O destaque é para os níveis dos rios Quaraí, Ibirapuitã e Vacacaí, que correm o risco de transbordar.

Em São Gabriel, a Defesa Civil estadual já trabalha na retirada de famílias das áreas de risco em função da cheia do Vacacaí.

Também estão em elevação os rios Jacuí, Sinos, Gravataí, Camaquã, Santa Maria, Ibicuí, Ijuí, Jaguarão e Piratini.

Embora a chuva dê uma trégua no fim de semana, os volumes previstos a partir da segunda-feira devem agravar a condição de cheia nas regiões já afetadas.

A situação hidrológica é de alerta para as bacias Quaraí, Ibicuí, Santa Maria, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Gravataí, Camaquã e Mirim-São Gonçalo e de atenção para Pardo, Guaíba, Sinos e Ijuí.

PRF divulga balanço da Operação Dia do Trabalho no Rio Grande do Sul

Durante a Operação foi registrado aumento do fluxo de veículos em todas as rodovias federais gaúchas, que apresentaram movimento intenso principalmente na quarta, quinta (30 e 1º) e no domingo (04). Ações de combate ao crime e de fiscalização de trânsito marcaram as operações da Polícia Rodoviária Federal que trabalhou diuturnamente fazendo a sua parte para a segurança dos usuários

Deputado Zucco apresenta requerimento para convocar novo ministro da Previdência e cobra responsabilização por fraudes bilionárias no INSS

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), apresentou requerimento de convocação do novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre o escândalo de fraudes no INSS, que causaram um prejuízo estimado em mais de R$ 6 bilhões a aposentados e pensionistas. A convocação ocorre na