Novos servidores estão à frente das Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC), divididas em nove regiões do Estado.
Eles irão atuar nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários em desastres naturais ou provocados pelo homem.
Em conjunto com as coordenadorias municipais de Defesa Civil, terão também a missão de identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando à qualidade de vida da população.
Na segunda-feira (22/7), na sede da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, em Porto Alegre, a Defesa Civil do Estado promoveu um treinamento de nivelamento para os novos coordenadores regionais. O encontro reuniu cerca de 20 integrantes da pasta.
Durante dois turnos, os servidores, que passaram a atuar no dia seguinte, terça-feira (23/7), receberam informações sobre a estrutura da Defesa Civil estadual, noções de gestão de riscos de desastres, plano de contingência, procedimentos e critérios para decretação de situação de emergência, orientações sobre o preenchimento correto de documentos e os requisitos necessários para aquisição de itens de ajuda humanitária.
Veja quem está à frente das Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC):
CREPDEC 1 – Metropolitana
Coordenador: major Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior
CREPDEC 2 – Passo Fundo
Coordenador: major Ricardo Mattei Santos
CREPDEC 3 – Santa Maria
Coordenador: tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton
CREPDEC 4 – Pelotas
Coordenador tenente-coronel Leonardo Nunes
CREPDEC 5 – Santo Ângelo
Coordenador: major Paulo Kunkel
CREPDEC 6 – Uruguaiana
Coordenador: major Rinaldo da Silva Castro
CREPDEC 7 – Frederico Westphalen
Coordenador: major Alexandre Moreira Pereira
CREPDEC 8 – Lajeado
Coordenador: tenente-coronel Jorge Halen Fernandes Menezes
CREPDEC 9 – Caxias do Sul
Coordenador: major Sandro Carlos Gonçalves da Silva