sex, 16 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Onda de calor extremo sufoca a Europa

Termômetros marcam cerca de 40°C no sul e no centro do continente. Recordes históricos são batidos em vários países. Autoridades determinam medidas de emergência, como economia de água e restrição de serviços.

    

Pessoas se banham nas fontes do Trocadéro, próximo à Torre Eiffel, para aliviar o forte calor em ParisPessoas se banham nas fontes do Trocadéro, próximo à Torre Eiffel, para aliviar o forte calor em Paris

A onda de calor que sufoca a Europa se intensificou ainda mais nesta quarta-feira (24/07), com temperaturas em torno dos 40°C na França, Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça e Bélgica. A previsão é que a quinta-feira seja ainda mais quente.

Isso ocorre semanas depois de uma onda de calor na Europa contribuir para que o mês passado seja considerado o junho mais quente já registrado no mundo.

A Bélgica ativou o alerta vermelho pela primeira vez em sua história devido às temperaturas em todo o país, exceto na costa. A medida, válida até sexta-feira, é tomada em casos extremos. O país vive suas mais altas temperaturas desde o início dos registros, em 1833.

O termômetro subiu nesta tarde para 39°C no centro da Bélgica, onde as autoridades pediram à população que tome medidas de precaução para evitar insolação e desidratação. Vários serviços da prefeitura de Bruxelas, especialmente aqueles realizados ao ar livre, como limpeza e coleta de lixo, têm ordem de suspender as atividades a partir das 13h na quarta, quinta e sexta-feira.

Na Alemanha, o Serviço Alemão de Meteorologia (DWD) registrou nesta quarta-feira a mais alta temperatura já medida no país desde o início da análise em 1881. Em Geilenkirchen, na Renânia do Norte-Vestfália, os termômetros chegaram a 40,5°C, ultrapassando o recorde histórico de 40,3°C, que foi registrado em Kitzingen, na Baviera, em 2015. Os meteorologistas disseram ainda que o recorde nacional de temperatura pode ser quebrado novamente nos próximos dias.

O serviço de meteorologia holandês comunicou pelas redes sociais que o calor nesta quarta-feira bateu o recorde no país, mantido há 75 anos. Pouco antes das 15h (horário local), foram registrados 38,8°C em Gilze Rijen, no sul, perto da fronteira com a Bélgica.

Na França, quase todo o país esteve em alerta laranja nesta quarta-feira, com temperaturas próximas a 40°C. A capital do vinho, Bordeaux, registrou na terça-feira seu recorde histórico de temperatura, com 41,2°C, segundo o serviço meteorológico francês Météo-France.

Em Paris, os turistas invadiram as fontes para se refrescar. Para oferecer à população outros espaços frescos, a prefeitura da capital francesa abriu salas com ar-condicionado em prédios públicos e ordenou a abertura de parques e jardins à noite.

O pior virá na quinta-feira, quando o termômetro poderá subir para 43°C, especialmente no nordeste da França.

As autoridades francesas impuseram restrições ao uso de água em várias regiões do país devido a uma seca que causou uma queda drástica nos níveis das águas subterrâneas e fluviais.

“No momento, a situação é difícil, embora esteja sob controle, mas precisamos estar muito atentos”, disse a ministra francesa do Meio Ambiente, Emmanuelle Wargon, na terça-feira, referindo-se aos níveis nacionais de água. Ela pediu à população que demonstre “responsabilidade cívica”, evitando desperdício.

Na Espanha, foram previstas temperaturas máximas de 40°C em grande parte do país, incluindo em Toledo, Aragão e Navarra (norte), Extremadura (oeste) e Andaluzia (sul).

No Reino Unido, o escritório britânico de meteorologia anunciou que o recorde de temperatura no país, de 38,5°C, registrado em agosto de 2004, pode ser superado nesta quinta-feira durante o pico de calor.

A operadora da rede ferroviária britânica, a Network Rail, informou que a velocidade com que os trens operam foi reduzida devido às condições climáticas. “O calor extremo pode fazer com que os cabos aéreos caiam. Diminuímos a velocidade para manter os passageiros seguros quando isso acontece”, comunicou a companhia no Twitter.

postado por Matias Moura

.Acidente na BR-293 deixa duas mulheres mortas e três homens feridos em estado grave

  Na tarde desta sexta-feira (16), um grave acidente foi registrado na BR-293, nas proximidades do trevo da Faxina, em Sant’Ana do Livramento. Um carro Honda CRV, na cor preta, com cinco ocupantes capotou após um possível problema em um dos pneus, que teria causado a perda de controle do veículo por parte do motorista, levando à saída de pista

Vereador busca viabilizar investimentos do Governo para Esporte e Lazer na cidade

  Depois de reunião na Secretaria de Esportes do RS, o vereador Duda Amaral (PP) esteve nesta semana reunido com secretário de Planejamento, Paulo Ricardo Ecoten, e o Procurador Felipe Vaz para tratar de recursos para iluminação e infraestrutura de praças e parques de Sant”Ana do Livramento. A conversa foi uma continuação do trabalho de auxiliar na busca de verbas