ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

NASA libera panorâmicas inéditas da Lua

A NASA liberou imagens panorâmicas inéditas em comemoração aos 50 anos da Apollo 11, voo que levou os primeiros homens à Lua. Capturadas durante a expedição Apollo 17, as fotos celebram as 12 pessoas que tiveram a oportunidade de visitar o satélite natural.

Algumas alterações foram feitas nas imagens para prezar pela qualidade da definição. Os especialistas editaram, por exemplo, o horizonte lunar, deixando o fundo sem estrelas. Também foram trabalhados os fenômenos de “lens flare”, que acontecem quando a luz que entra pelas extremidade da lente acaba se dispersando. O efeito causa algumas manchas de luz, muito comuns no cinema.

Segundo Harrison Jack Schmitt, único geólogo presente na Apollo 17, a localização conhecida como “The Valley of Taurus-Littrow” é uma das paisagens mais bonitas do Sistema Solar.

apollo 17

A autenticidade das fotos foi verificada pelo astronauta Schmitt. (Fonte: NASA/Divulgação)Fonte: flickr

Além dos registros panorâmicos, foi postada na página do Facebook da NASA’s Johnson Space Center uma imagem 360° interativa da Lua para proporcionar uma experiência imersiva.

Fonte TecMundo

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente