qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Dois bairros e a mesma situação: ruas intransitáveis

Buracos e rua que somente existe no mapa, a delicada situação das ruas esquecidas pelo poder público

É de conhecimento da população que existem algumas ruas no município que parecem ter sido esquecidas pelos órgãos que deveriam realizar a manutenção. Essa situação se reflete em buracos, danos aos automóveis, possíveis acidentes e ruas completamente sem qualquer tipo de trafegabilidade como acontece nas ruas João F. Greiner, no bairro Planalto, e rua João Soares, na Vila Soares.
A equipe foi convidada por uma moradora da rua João F. Greiner a visitá-la. Infelizmente a visita não era para uma boa conversa, mas sim para mostrar a triste situação em que se encontra a rua onde mora. Essa rua não possui passeios públicos, obrigando os transeuntes a dividirem o espaço com os veículos.
Carmem Lúcia Rodrigues comenta que esta situação acontece já há bastante tempo: “Eu me mudei para esta rua há mais ou menos cinco meses e a rua sempre foi assim. Nas primeiras semanas em que estava aqui vi que realizaram uma espécie de manutenção, uma pena que durou somente até a primeira chuva”, conta.
Falando de chuva, Carmem comenta sobre a condição em que a rua fica após um dia chuvoso: “Fica um lodo, essa rua possui uma caída, que fica bem na frente de onde moro, para levarmos as crianças na escola temos de passar pelo meio do barro, as crianças chegam sujas na escola e muitas vezes acabam ficando com a roupa suja e o barro dificulta a lavagem, quando precisamos de ajuda ninguém aparece, só vêm nas vilas para pedir voto. Quando voltávamos do hospital com a minha filha, o taxista ficou irritado porque pedimos para ele adentrar nossa rua. O que podemos fazer? Não podemos, nós mesmos, sair arrumando”.
Cruzando a cidade, aproximadamente a 4 km de distância um caso parecido, porém ainda mais grave. Estamos falando agora da rua João Soares, na vila Soares. A equipe de reportagem de A Plateia estava indo atrás de um possível incêndio quando se deparou com o péssimo estado da rua, que literalmente não permitia a continuidade do trajeto, e por não conhecer sua atual situação se arriscou em continuar e foi alertada por um morador para não fazer isso.
Mauro, que é taxista, conta mais sobre a dificuldade, pois regularmente tem que realizar outro caminho pelo péssimo estado desse trecho: “Estava buscando um cliente, seguidamente venho aqui, infelizmente o acesso mais curto não existe mais. Pedimos providências dos órgãos competentes e eles foram à rua acima desta e não passaram aqui, onde é o ponto mais crítico. Serviços básicos como a coleta de lixo não consegue subir aqui”, conta.
A reportagem do Jornal A Plateia entrou em contato com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que informou que não pode conceder entrevistas e esclarecimentos ao Grupo A Plateia devido a uma determinação do prefeito.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já