Projeto da Escola Pedro Alencastre homenageia Adair de Freitas
Buscando amenizar conflitos no ambiente escolar as professores da Escola Municipal Pedro Alencastre tiveram uma brilhante ideia. Trabalhar música e poesia dentro de sala de aula. E nada como buscar como reverência cantores e compositores locais que buscam, por meio de suas composições repassarem diversas mensagens. Entre estes artistas está o cantor e compositor nativista Adair Rubim de Freitas que possui mais de 40 anos de carreira e autor de verdadeiros clássicos do cancioneiro gaúcho.
Pois foi justamente a composição Cantiga da Esperança, de sua autoria que foi escolhida para ser trabalhada na sala de aula como explica a coordenadora do projeto a professora do 5º ano Cinara Oliveira Barrios, que conta com o apoio da professora do 4º Daiane Melo Peres “Nós escolhemos essa música pela letra maravilhosa que ela traz com uma profunda reflexão sobre a nossa vida. Aqui na escola nós estávamos tendo muitos problemas entre alguns alunos, então pensamos em trabalhar essa questão em sala de aula, porque a música aborda isso. Eles adoraram.” disse Cinara.
Na manhã desta terça-feira(16) o cantor foi convidado para ir até a escola conhecer um pouco do trabalho realizados dos alunos. A reportagem do Jornal A Plateia esteve na escola e registrou este encontro emocionante. Confira o desfecho desta história na edição impressa do final de semana.
Texto e fotos : Matias Moura