qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Juremir Machado é homenageado na Assembleia Legislativa

Juremir Machado e deputado Jeferson Fernandes (PT) - Celso Bender

Jornalista recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha

Juremir Machado e deputado Jeferson Fernandes (PT) – Celso Bender

Na tarde do último dia 10, o deputado Jeferson Fernandes (PT) ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária, realizada na Assembleia Legislativa (AL-RS), para homenagear o jornalista do Grupo Record, santanense Juremir Machado da Silva. Na oportunidade, o político destacou que o comunicador é uma pessoa comprometida com os princípios da civilidade e humanidade, e afirmou que “em tempos de revisionismos absurdos, em que parte da população se fez representar por quem idolatra a própria ignorância e fez da desinformação arma carregada a disparar em mãos inábeis, informar, ensinar e cobrar o respeito a valores e à civilidade pode parecer tarefa revolucionária, mas nada mais é do que o exercício diário do jornalismo”.

Segundo Jeferson Fernandes, Juremir representa o contraponto, o sarcasmo, o cara a cara, a boa informação e a capacidade ímpar de associar fatos, compreender a realidade e chamar à responsabilidade aqueles que têm o poder representativo para manter ou alterar uma situação. Por fim, foi destacado que a homenagem não estava sendo realizada a nem um santo ou anjo, e sim a um profissional com opinião formada e comprometido em ajudar a sociedade. Outra homenagem feita na sessão plenária foi ao também jornalista Paulo Henrique Amorim, falecido na manhã de ontem. “Juremir e Amorim são dois grandes nomes do jornalismo brasileiro, que têm em comum a coragem”, finalizou o deputado.

Graduado pela PUC e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, Juremir escreve uma coluna diária no Correio do Povo, coordena o Caderno de Sábado e mantém um blog no mesmo jornal. Ao lado de Taline Oppitz, o jornalista também apresenta o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba e por vezes participa de outras atrações da emissora, tais como Ganhando o Jogo, Direto ao Ponto e Guaíba News. É também professor do curso de Jornalismo da PUC e faz parte do conselho editorial das revisas internacionais Societés, Hermès e Esprit Critique.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.