qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Oposição rejeita acordo e vai obstruir votação da reforma da Previdência

Governo havia pedido que deixassem a votação para amanhã, com apenas dois requerimentos de obstrução.

Partidos de oposição ao governo rejeitaram a proposta de acordo apresentada nesta terça-feira e optaram por obstruir a votação da reforma da Previdência. Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia afirmado que trabalharia para votar o texto-base na madrugada desta quarta. O chamado “kit obstrução” é um conjunto de procedimentos que incluem requerimentos diversos de adiamento de votação, de retirada de pauta e de verificação de votação que pode atrapalhar e adiar a votação da proposta.

Na reunião de líderes desta manhã, o governo propôs à oposição que retirasse a obstrução em Plenário para que os parlamentares debatessem a Proposta de Emenda à Constituição, que modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências. Também foi pedido que deixassem a votação para amanhã, com apenas dois requerimentos de obstrução.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da minoria, a medida é uma demonstração que o governo está inseguro sobre o número de votos e por isso propôs adiar. Ela explicou que muitos deputados e deputadas são contrários às alterações em pontos como a pensão por morte. “Eles não querem votar uma série de pontos no texto, que envolvem viúvas, órfãos, porque a pensão por morte é uma das maiores crueldades, pois coloca a pensão por morte abaixo do salário mínimo”, criticou.

• Leia mais sobre a reforma da Previdência

Feghali argumentou ainda que a bancada feminina e a bancada evangélica estão reunidas para debater o posicionamento dos seus parlamentares em relação ao projeto. “O governo hoje não tem os votos. O governo quer ganhar por métodos não republicanos e não temos controle sobre isso. Mas, o nosso papel de oposição, vamos cumprir. Vamos tentar os dissidentes dessas legendas, os evangélicos e todos aqueles que não querem votar contra as mulheres, os professores e os profissionais de segurança”, disse.

O vice-líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que o governo chegou a 280 votos favoráveis ao texto e garantiu que a oposição não vai se calar. “Serão, pelo menos, 72 horas de grandes tempestades no Plenário”, ironizou.

Reforma será aprovada com ou sem acordo

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselman (PSL-SP), avaliou que, independentemente de o acordo ser fechado ou não, a reforma será aprovada em dois turnos no plenário da Câmara até esta sexta-feira. Ela aposta que o texto-base terá apoio de 342 votos, incluindo votos de parlamentares de partidos da abertamente contrários. “A oposição vai se surpreender com a votação”, provocou.

“Vamos ter o quórum. Terminando essa sessão, a gente faz uma reunião para eventualmente saber se há um acordo, mas não faz diferença: ou vai no acordo com o debate longo e a votação sem obstrução ou com obstrução reduzida, ou com obstrução longa, a gente vence a obstrução e vota”, defendeu.

Ela afirmou, no entanto, que vê como pequena, embora não impossível, a chance de Estados e municípios entrarem na proposta nesta fase. Ela afirmou ainda que está trabalhando para que seu partido não apresente destaques. “O PSL não pode emagrecer a reforma da Previdência. Nós somos o partido que tem a maior responsabilidade em relação a isso”, afirmou. “Agora, em plenário tudo pode ser uma surpresa”, finalizou.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados / CP

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação