qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Reunião técnica em Dom Pedrito esclarece sobre aplicação do herbicida 2,4-D

Em meio à discussão gerada pela deriva do herbicida 2,4-D e prejuízos a algumas culturas no Estado, ocorre na próxima terça-feira (9), no Sindicato Rural de Dom Pedrito, uma reunião técnica para discutir o assunto. Na pauta, a legislação aplicada à recomendação de agrotóxicos com enfoque em produtos hormonais. Promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a reunião é destinada apenas para profissionais das ciências agrárias. O 2-4 D e o Dicamba são herbicidas utilizados para controlar ervas daninhas no cultivo da soja.

“O foco é sensibilizar os profissionais que prescrevem agrotóxicos, principalmente os hormonais, para os cuidados que precisam ter nesta indicação e as responsabilidades cíveis, administrativas e penais a que estão sujeitos”, afirma o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, fiscal estadual agropecuário Rafael Friedrich de Lima, um dos palestrantes.

Grupo de Trabalho (GT)

Por conta da deriva do produto, o governo do Estado instaurou um grupo de trabalho, coordenado pela Seapdr, para discutir propostas para uma utilização mais eficiente do 2-4 D e com menor risco. O GT foi criado através do Decreto nº 54.514 em função de problemas registrados no final de 2018 em algumas lavouras de uva, oliveira, maçã, milho e azevém.

A primeira reunião ocorreu em abril, quando o secretário Covatti Filho apresentou propostas contemplando treinamento específico para a aplicação do 2,4-D, a criação de um sistema de alerta de deriva, um cadastro dos aplicadores do herbicida, a regulamentação da aplicação terrestre, o cadastro e localização dos cultivos comerciais mais sensíveis, a revisão das zonas sensíveis, a criação de um fundo de indenização e a proposição de um técnico executor a campo.

O GT é composto por representantes de diferentes secretarias: da Agricultura, por intermédio da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) e Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov); do Meio Ambiente e Infraestrutura; e da Saúde. Também participam os ministérios Públicos Estadual e Federal, Ministério da Agricultura, Embrapa, Emater, Farsul, Fetag e Famurs.

Serviço

  • Data: terça-feira , dia 9
  • Horário: 18h
  • Local: Sindicato Rural de Dom Pedrito (Av. Rio Branco, 896 – Centro)
  • Informações: (53) 3243-1235, com Michelle
  • Incrições: clique aqui

Programação

  • Recomendação de agrotóxicos de acordo com a legislação, com Fernando Turna, da Seapdr.
  • Normativas do CREA, com Jorge Telles e Júlio Valente.
  • Recomendação de produtos hormonais: normativas novas e RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa, com Rafael Lima, da Seapdr.

Polícia Civil participa de Ações de Conscientização sobre Abuso Infantil

Em um importante evento de mobilização e conscientização, realizado nas dependências do SEST/SENAT,  nesta terça-feira 13 de maio, a Polícia Civil de Santana do Livramento marcou presença ativa na preparação para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio. A delegada de polícia Giovana Müller representou a instituição, unindo forças com o

PF Deflagra Operação Nacional Contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Ação Integrada Cumpre Mandados em Todos os Estados, Revelando Esforço Contínuo no Combate a Crimes Cibernéticos A Polícia Federal (PF) lançou nesta quarta-feira, 14 de maio, a Operação Proteção Integral II, uma ação de âmbito nacional com o objetivo de desarticular redes de armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso sexual infantojuvenil. Em uma demonstração de força e

Morador tem carro danificado por pedradas no bairro Planalto

Um morador do bairro Planalto, em Sant’Ana do Livramento, teve seu veículo danificado após ser atingido por pedras por um indivíduo na via pública. Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia, a Brigada Militar foi acionada via COPOM para atender a ocorrência de dano ao patrimônio. Ao chegarem ao local, os policiais militares foram informados pela vítima