sáb, 25 de outubro de 2025

Projeto Livrera inicia nesta quarta-feira

20/06

Evento destaca-se por ser Bi-nacional, tendo eventos nos dois países

Livrera é um projeto cultural que pretende gerar e consolidar um festival internacional anual de música e poesia com acesso público gratuito. A coordenação geral do festival é do grupo de gestão cultural uruguaio Abrelabios e da livraria brasileira Marco Zero.

Arthur Montanar, um dos organizadores do evento conta mais detalhes das atividades: “A expectativa é de trabalhar com afinco para que o evento seja um sucesso e que seja o primeiro de muitos festivais. Mas, além da expectativa, há um desafio e um desejo: o desafio é o de motivar e sensibilizar a população da fronteira para comparecer e prestigiar as atividades; e o desejo é que isso se realize e que as pessoas acolham com carinho os músicos e poetas que estão se deslocando de longe, de vários países, para mostrar sua arte e talento e trazer um pouco de beleza, esperança e sensibilidade para nossa fronteira. Que os cidadãos de Livramento e Rivera abracem este projeto cultural, o Festival Internacional poético-musical Livrera” disse.

Na tarde do dia 19 acontece a conferência de imprensa, no Salão Nobre da prefeitura de Livramento e a recepção para os convidados que está sendo oferecida pela Associação Comercial e Industrial de Livramento- ACIL.

Arthur passa mais detalhes sobre a programação: “Nos dias 20 e 21 teremos várias atividades, simultaneamente em locais de Livramento e Rivera, na parte da manhã e espetáculos poético-musicais na parte da noite, na quinta-feira 20, no Clube Uruguai de Rivera e na sexta-feira 21 no IFSul.  No sábado teremos o encerramento do festival no Teatro 15 de Fevereiro, em Rivera, com um grande espetáculo de música e poesia. Ressalto que todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, por isso é importante que as pessoas prestigiem e compareçam, não é sempre que se tem a oportunidade de interagir com músicos e poetas, estrangeiros e nacionais, de grande qualidade e relevância” contou.

 

Agenda do Festival:

Quarta-feira – 19 de junho

15h – conferência de imprensa: Salão Nobre da Prefeitura, Rua Rivadávia Corrêa, 858, Livramento

21h – recepção oficial: Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL

Quinta-feira – 20 de junho

10h30 – 11h30 – atividades simultâneas na Sala Cultural (Rua dos Andradas, 682, Livramento) e na penitenciária feminina (José Enrique Rodó, 1075, Rivera)

18 – 19h30 – inauguração do festival: Salão de Atos da Intendência Departamental de Rivera (Agraciada, 570, Rivera)

21 – 23h – espaço de confraternização 1: Club Uruguay (Sarandi, 487, Rivera)

Sexta-feira – 21 de junho

10h30 – 11h30 – atividades simultâneas na Unipampa (Barão do Triunfo, 1048, Livramento), no Centro Regional de Professores do Norte (Ruta 5, Km 495, Rivera) e no centro de bairro de La Estiba (Evaristo Tal e Juan Acosta s/nº, Rivera)

18 – 19h30 – segunda jornada central do festival: Salão de Atos da Intendência Departamental de Rivera (Agraciada, 570, Rivera)

21 – 23h – espaço de confraternização 2: Salão de Atos do Instituto Federal Sul-riograndense – IFSul (Paul Harris, 410, Livramento)

Sábado – 22 de junho 16 – 18h – jornada de encerramento do festival: Teatro 15 de febrero de 1985 (33 Orientales, 970, Rivera)

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios