Sant’Ana do Livramento já tem à disposição um revolucionário exame: elastografia hepática Shear Wave. Adquirido pela Unimagem, o novo equipamento Aplio da Canon, é o primeiro serviço no interior do Rio Grande do Sul a realizar um método inovador para medir o grau de fibrose do fígado. “É eficiente e sem riscos para o paciente. Parece com uma ecografia abdominal, portanto não provoca dor. A diferença está no software que analisa as imagens”, explica o radiologista Rogerio Molinari, médico da Unimagem.
O exame pode ser realizado em qualquer órgão, mas a principal indicação tem sido para avaliar o tecido do fígado. Teoricamente, lesões malignas e outras doenças tendem a apresentar um tecido mais compacto e menos elástico. “Até agora, a única maneira de fazer essa avaliação era por meio de biópsia, que exige internação e retirada de um fragmento do fígado, um procedimento bastante desconfortável, que apresenta risco de sangramento e infecção”, compara o Rogerio Molinari.
Segundo o médico, de acordo com a classificação do tecido, o paciente é ou não encaminhado para biópsia. A elastografia hepática Shear Wave é recomendada para pacientes com suspeita de doenças crônicas como hepatite C, cirrose e câncer de fígado. A Unimagem também realiza a elastografia de tireoide e de mama.


Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales
Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con