qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Polêmica na Câmara – Mari Machado, prefeita em exercício diz não ter sido citada em cerimonial durante solenidade no legislativo

Nesta sexta-feira (28), o Grupo Righi recebeu a Medalha da 55ª Legislatura entregue pelo deputado estadual Paparico Bacchi (PR), em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião estiveram presentes autoridades municipais e empresários. A medalha é uma das oito que o deputado pode entregar durante seu mandato. A congratulação aconteceu no plenário João Goulart e foi acompanhada pelo público que lotou a sessão.

Na oportunidade várias autoridades estiveram reunidas , e segundo o que postou em sua rede social a vice prefeita Mari Machado foi até a Casa Legislativa por motivos de afinidade com os homenageados mas também como prefeita em exercício do município em virtude do prefeito Ico Charopen, estar ausente da cidade. No post Mari desabafa dizendo que,  se quer,  foi mencionada entre as autoridades presentes. Confira o post:

Ontem passei por uma situação constrangedora, como prefeita em exercício fui a uma homenagem prestada na câmara de vereadores pelos 50 anos de trabalho da família Righi em Livramento. Não me foi dada a palavra, embora ali fosse a Prefeita, direito conquistado nas urnas e judicialmente de exercer o papel nas ausências do prefeito eleito. Desconheço de quem era a responsabilidade do protocolo, por isso não estou aqui responsabilizando ninguém em particular.

Durante o evento pensei muito. Lembrei da luta das mulheres, de SIMONE de BEVAOUIR, que em seu livro (o quarto que público), disse: “Não se nasce mulher, faz-se mulher”. Naquele momento, ciente da minha condição de uma mulher sozinha, que enfrenta o “poder” masculino desta cidade instalado no legislativo e executivo, com honrosas excessões que compreendem a nossa luta, pensei em interromper o protocolo, em levantar e sair (o que não fiz em respeito aos Righi), mas optei em mais uma vez ser resiliente.

Câmara se manifesta e afirma que cerimônia foi realizada por assessoria de deputado  

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.