seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Empresário das ruas – a história dos “50 reais” de Leo Rodrigues

Jovem de 24 anos, morador do albergue, que trabalhava como guardador de carros, procurou o Jornal A Plateia, na semana passada, pedindo ajuda para mudar de vida o que acabou acontecendo, um empresário deu-lhe o impulso necessário para iniciar seu próprio negócio

Na manhã dessa sexta-feira (28), o Jornal A Plateia fez um flagrante do bem. Conversamos com o jovem Leonardo Rodrigues, 24 anos, que na semana passada procurou a nossa redação pedindo ajuda para mudar de vida e acabou recebendo R$ 50,00 de um empresário para iniciar seu negócio. Em uma semana ele conseguiu dobrar as vendas e investir, inclusive, em mais produtos.
Leo é morador do albergue municipal e recebe assistência médica e psicológica do CAPS onde realiza tratamento contra a depressão que foi diagnosticada após o falecimento de sua mãe. Enquanto organizava as caixas de balas, pacotes de doces e os sacos de salgadinho em cima de um banco no Parque Internacional ele conversou com a nossa equipe.
O jovem vendedor disse que está se sentindo muito feliz com a nova oportunidade que lhe foi dada e que sonha em poder dar uma vida melhor para seus filhos. Leo disse também que tem recebido muito incentivo das pessoas para vencer e que não tem palavras para agradecer. “Agradeço a Deus e as pessoas que têm me ajudado comprando essas mercadorias, já consegui repor os produtos e comprar algumas coisinhas para um dos meus filhos que estava sem leite e sem fraldas. Comecei com 50 reais, e hoje tenho para vender rapadurinha, paçoquinha, balas, salgadinhos. Consegui comprar uma estante para colocar os produtos. O que o quero mesmo é mudar de vida e esquecer o passado. Agora é só para frente” disse.
Leonardo contou que não tem lugar fixo de venda e que vai onde estão os clientes, seja pela Rua dos Andradas, Parque Internacional e outras ruas da região central do município. “Quero trabalhar pra mim. Para não depender mais de cuidar carro. Agora é uma vida nova”.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem