qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Em cenário de alta nos preços, Rally da Pecuária dá largada no Rio Grande Sul

 

 

Expedição inicia atividades pela região Sul do País na próxima segunda-feira, dia 1º de julho, e realiza evento técnico gratuito para produtores em Alegrete

Pelo quinto ano consecutivo, o estado gaúcho foi escolhido como ponto de largada do Rally da Pecuária, maior expedição técnica privada sobre a pecuária bovina de corte no Brasil. Técnicos da Equipe 1 chegam a Porto Alegre na segunda-feira, dia 1º, e no dia seguinte iniciam atividades em campo e seguem para a região Sul do Estado, passando por Pelotas e Dom Pedrito. Na quinta-feira, dia 4, a expedição realiza evento gratuito para produtores e profissionais do setor em Alegrete (ver endereço abaixo). Na sexta e sábado, a Equipe 1 finaliza as atividades em Santa Maria.

Esse ano, o Rally da Pecuária começa com o mercado em alta, consequência da redução da oferta de animais em todo país e das tendências de exportações. No Rio Grande do Sul, entre janeiro e junho, apenas as categorias boi gordo e fêmeas tiveram alta, sendo que as demais registraram pequenos recuos ou estabilidade.

Em parte, essa diferença registrada no estado deve-se à comparação com 2018. No mesmo período do ano passado, as exportações de animais jovens somavam quase o dobro do total exportado este ano. “Portanto, as categorias que estavam mais valorizadas estão se reajustando às atuais condições de mercado”, observa Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

É importante ressaltar que o Rio Grande do Sul não perdeu importância nas exportações de animais vivos. Até maio de 2018, o estado estava em terceiro no ranking dos exportadores e, em 2019, ocupa a segunda posição em um cenário de exportações brasileiras menores este ano.

Os resultados dos produtores também estão melhores em 2019. Em média, considerando o nível de tecnologia do estado, os produtores tendem estão obtendo R$50 a mais por hectare dedicado à pecuária.

Mesmo com a tendência de melhoria nos resultados, as diversas particularidades da pecuária gaúcha podem anular tais ganhos. Um dos objetivos do Rally da Pecuária é discutir os temas com os produtores e buscar informações que possibilitem melhorar o diagnóstico dos anos seguintes.

“Nosso objetivo é entender melhor a pecuária, interpretar, analisá-la dentro do contexto nacional e voltar para discutir com os produtores e técnicos da região”, reforça Nogueira.

Diante das oportunidades e reversão do ciclo pecuário, o tema escolhido para o evento gratuito deste ano será “É tempo de colheita! A pecuária em fase de alta”, direcionado aos pecuaristas e profissionais do setor. Ao todo, ao longo do trajeto das 7 equipes, o Rally da Pecuária terá 8 eventos, além de 14 oficinas da produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos ao longo do trajeto.

ROTEIRO

A expedição técnica concentrará o roteiro em cerca de 50 mil quilômetros nas principais regiões pecuárias de 10 estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

A Equipe 2 estará no Paraná entre os dias 7 e 8, nas regiões de Cascavel e Umuarama, seguindo então ao Mato Grosso do Sul, para avaliar as regiões de Caarapó e Jardim, concluindo a etapa em Campo Grande no dia 12. No dia 21 de julho, a Equipe 3 sairá de Cuiabá (MT) com destino às regiões de Cáceres, Barra do Bugres, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda e Comodoro, chegando então a Vilhena (RO), no dia 27. No dia seguinte, a Equipe 4 iniciará as visitas nas regiões de Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, finalizando o trecho em Porto Velho no dia 1º de agosto.

Os técnicos da Equipe 5 começarão os trabalhos em 12 de agosto em Marabá, no Pará, percorrendo as regiões de Xinguara e Redenção. Nos dias 16 e 17, avaliarão a região de Araguaína, no Tocantins. A partir do dia 18 de agosto, a Equipe 6 estará em Palmas e Peixes, também no Tocantins, seguindo então para Goiás, nas regiões de São Miguel do Araguaia, Mozarlândia e Jussara, finalizando os trabalhos na capital, Goiânia, no dia 24.

A Equipe 7 sairá de Goiânia no dia 2 de setembro, com destino a Minas Gerais, onde visitará áreas em Prata e Iturama. No dia 5, chegará a Barretos e concluirá as atividades de campo em Marília, no dia 6. Até o dia 12 de setembro, serão finalizadas as análises dos dados obtidos em campo.

O Rally da Pecuária é organizado pela Athenagro e pela Agroconsult e patrocinado por Corteva Agriscience, Ourofino Saúde Animal, Bellman Trouw Nutrition, Santander e Amarok / Volkswagen, com apoio do Webmotors, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ABIEC (Associação brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) e JetBov.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.br, com informações atualizadas diariamente no https://twitter.com/rallydapecuaria, https://www.facebook.com/rallydapecuaria e https://www.instagram.com/rallydapecuaria/

Uruguay decretó 3 días de duelo por el fallecimiento de José “Pepe” Mujica

En instituciones públicas el pabellón nacional deberá ser izado a media asta Como es de público conocimiento en la jornada de este martes 13 de mayo del corriente año, falleció el ex presidente de la República Oriental del Uruguay en el período 2010-2015, José “Pepe” Mujica. Por tal motivo la Presidencia uruguaya decretó duelo nacional durante 3 días (14, 15