seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Inscrições de animais para a Expointer 2019 serão abertas na próxima segunda-feira

Edição passada contou com 4,2 mil animais inscritos – Foto: Vilmar da Rosa

As inscrições de animais para a 42ª Expointer serão abertas na próxima segunda-feira (1º de julho), por meio do Sistema de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A data-limite para a inscrição é 29 de julho. Os criadores devem procurar suas associações de raças e outras entidades autorizadas para garantir participação na maior feira a céu aberto da América Latina, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

“A feira é uma grande oportunidade para nossos pecuaristas exibirem o que há de melhor em termos de genética, evidenciando a qualidade de nossos rebanhos em um palco internacional como a Expointer”, afirma o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

No ano passado, a exposição contou com mais de 4,2 mil animais inscritos de 151 raças, entre bovinos de corte e leite, gado misto, bubalinos, equinos, ovinos, caprinos, aves e pequenos animais. Grandes estrelas da Expointer, os animais podem ser vistos em 19 locais específicos para julgamentos e nove locais de leilões que destacam seu alto nível zootécnico. Para 2019, a expectativa da organização é manter patamar semelhante de inscrições. A comercialização de animais em 2018 chegou a R$ 10,2 milhões.

A infraestrutura do Parque de Exposições Assis Brasil conta com 141 hectares e 70 mil metros quadrados de área de exposição, possibilitando integração entre os 5,9 mil expositores. No ano passado, um dos destaques foi a readequação dos estandes para gado de corte, com nova cobertura, e o retorno do espaço para a comercialização. Além de animais, a Expointer terá em sua programação julgamentos e leilões de animais, desfile dos campeões, palestras técnicas, feira da agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre várias outras atrações.

Fotos : Matias Moura/AP

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem