qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Secretário da Fazenda participa de audiência pública no STF sobre conflitos federativos fiscais

O secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurelio Cardoso, esteve em Brasília na manhã desta terça-feira (25/6) participando de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) que tratou de conflitos federativos fiscais entre os estados e a União. Ao abrir a audiência, o ministro Luiz Fux destacou a importância de se buscar uma solução pacífica entre os entes federativos quanto à questão fiscal, para evitar a judicialização de processos que envolvam bloqueio de repasses de verbas.

Também participaram da audiência a ministra Cármen Lúcia, o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, o secretário da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, o senador por Minas Gerais e ex-governador, Antonio Anastasia, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Junior, entre outras autoridades.

Um panorama sobre a situação fiscal do Rio Grande do Sul foi apresentado pelo secretário Marco Aurelio, que destacou as dificuldades de pagamentos da folha de pessoal e dos precatórios. Explicitou também o déficit da Previdência e o não pagamento de parcelas da dívida com a União por força de liminar.

Marco Aurelio afirmou que o governo gaúcho montou um programa de ajuste fiscal e está executando ajustes sobre as despesas, buscando novas fontes de receitas e promovendo uma agenda de privatizações e parcerias com a iniciativa privada. “O Estado não pode mais deixar de investir em infraestrutura, e é fundamental a busca de investimento privado. O setor público sozinho não conseguirá fazer os investimentos necessários”, salientou.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.