seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Ídolo uruguaio, jogador Cavani é criador de Cavalos Crioulos (e não está sozinho)

Com a pequena cuia na mão, o criador ceva um mate e observa à distância a sua manada de Crioulos solta pelo campo. Dias depois, pega um avião com destino ao Brasil para ser, em outro campo, um dos jogadores mais importantes com a camisa celeste da seleção do Uruguai na Copa América. É o que se pode imaginar quando se fala de Edinson Cavani, criador de Cavalo Crioulo e jogador de futebol profissional natural de Salto/URU, que defende as cores de seu país e também as do campeão francês Paris Saint-Germain.

A ligação de Cavani com o Cavalo Crioulo está registrada em fotografia e publicada em seu instagram pessoal, mas também foi citada pelo apresentador e comentarista Galvão Bueno durante a vitória uruguaia sobre o Chile no Maracanã – com gol de Cavani – e no programa “Bem, Amigos”, do SporTV, na última segunda-feira (24). “Além de jogar muito, gosta de vinho e cria Cavalo Crioulo”, disse Galvão, que também é um criador apaixonado pela raça.

Cristian Rodríguez visitou o Bocal de Ouro Imagem: Divulgação

O elo entre grandes futebolistas e pessoas do meio ultrapassa divisas. Também uruguaio, o jogador Cristian Rodríguez, com passagens por Grêmio, Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Peñarol, é outro apaixonado pela raça. Em 2015, quando ainda era o camisa 7 gremista, “Cebolla” esteve no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, para acompanhar as provas do Bocal de Ouro. Na ocasião, disse gostar muito do Cavalo Crioulo “pois ele tem tudo que um cavalo precisa ter”.

Futebolistas brasileiros e o Crioulo

Fábio Rochemback visitou a final do Crioulaço Imagem: Divulgação

Em 2017, uma visita na Final Nacional do Crioulaço chamou a atenção. O ex-jogador Fábio Rochemback, com passagens pela Seleção Brasileira e pelo espanhol Barcelona, além de Grêmio e Internacional, é outro que passou a acompanhar a raça. À época disse que, após se aposentar dos gramados, decidiu investir no Crioulo. “Quando aparece algum animal bom estamos investindo e todo o investimento é positivo. Espero seguir neste meio por muito tempo”, comentara Rochemback, que é natural de Soledade/RS.

Ainda em atividade, o lateral Felipe Mattioni, que dividiu os gramados com Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Seedorf no Milan em 2009, cujo histórico ainda tem Everton, Espanyol e Grêmio, é também criador de Cavalos Crioulos. Atualmente jogador do Coritiba, Mattioni mantém com os irmãos o afixo Mattiero, na Fazenda Mattiero, em Vale Verde/RS. Recentemente, durante a Classificatória Aberta em Esteio/RS, o jogador interagiu com a transmissão do evento.

Outro nome bastante conhecido é o de Mano Menezes, treinador do Cruzeiro, que possui o afixo Quatro Linhas. Natural de Passo do Sobrado/RS, a propriedade do tricampeão da Copa do Brasil com Cruzeiro e Corinthians está localizada em Guaíba/RS, a menos de 30 quilômetros de Porto Alegre.

Mano Menezes Imagem: Divulgação
Galvão Bueno Imagem: Divulgação

Fonte : ABCCC

Força Tática prende três homens com drogas no centro de Livramento

A Força Tática da Brigada Militar prendeu, na noite deste sábado (27), três homens com drogas, no centro, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações, a FT realizava patrulhamento de rotina, quando avistou um carro, Focus/Ford, de cor prata, em atitude suspeita na rua dos Andradas. Ao efetuar a abordagem, foi localizado junto aos três indivíduos que estavam a bordo do

FOCEM LIBERA RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA DO MERCOSUL

  A Comissão de Financiamentos Externo (COFIEX), órgão do Ministério de Planejamento e Orçamento, que coordena a distribuição de recursos de caráter não reembolsável do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) para os municípios localizados na Faixa de Fronteira do Brasil, em reunião virtual realizada no dia 25 de abril, elegeu para a distribuição de recursos na ordem de