qua, 17 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Ídolo uruguaio, jogador Cavani é criador de Cavalos Crioulos (e não está sozinho)

Com a pequena cuia na mão, o criador ceva um mate e observa à distância a sua manada de Crioulos solta pelo campo. Dias depois, pega um avião com destino ao Brasil para ser, em outro campo, um dos jogadores mais importantes com a camisa celeste da seleção do Uruguai na Copa América. É o que se pode imaginar quando se fala de Edinson Cavani, criador de Cavalo Crioulo e jogador de futebol profissional natural de Salto/URU, que defende as cores de seu país e também as do campeão francês Paris Saint-Germain.

A ligação de Cavani com o Cavalo Crioulo está registrada em fotografia e publicada em seu instagram pessoal, mas também foi citada pelo apresentador e comentarista Galvão Bueno durante a vitória uruguaia sobre o Chile no Maracanã – com gol de Cavani – e no programa “Bem, Amigos”, do SporTV, na última segunda-feira (24). “Além de jogar muito, gosta de vinho e cria Cavalo Crioulo”, disse Galvão, que também é um criador apaixonado pela raça.

Cristian Rodríguez visitou o Bocal de Ouro Imagem: Divulgação

O elo entre grandes futebolistas e pessoas do meio ultrapassa divisas. Também uruguaio, o jogador Cristian Rodríguez, com passagens por Grêmio, Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Peñarol, é outro apaixonado pela raça. Em 2015, quando ainda era o camisa 7 gremista, “Cebolla” esteve no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, para acompanhar as provas do Bocal de Ouro. Na ocasião, disse gostar muito do Cavalo Crioulo “pois ele tem tudo que um cavalo precisa ter”.

Futebolistas brasileiros e o Crioulo

Fábio Rochemback visitou a final do Crioulaço Imagem: Divulgação

Em 2017, uma visita na Final Nacional do Crioulaço chamou a atenção. O ex-jogador Fábio Rochemback, com passagens pela Seleção Brasileira e pelo espanhol Barcelona, além de Grêmio e Internacional, é outro que passou a acompanhar a raça. À época disse que, após se aposentar dos gramados, decidiu investir no Crioulo. “Quando aparece algum animal bom estamos investindo e todo o investimento é positivo. Espero seguir neste meio por muito tempo”, comentara Rochemback, que é natural de Soledade/RS.

Ainda em atividade, o lateral Felipe Mattioni, que dividiu os gramados com Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Seedorf no Milan em 2009, cujo histórico ainda tem Everton, Espanyol e Grêmio, é também criador de Cavalos Crioulos. Atualmente jogador do Coritiba, Mattioni mantém com os irmãos o afixo Mattiero, na Fazenda Mattiero, em Vale Verde/RS. Recentemente, durante a Classificatória Aberta em Esteio/RS, o jogador interagiu com a transmissão do evento.

Outro nome bastante conhecido é o de Mano Menezes, treinador do Cruzeiro, que possui o afixo Quatro Linhas. Natural de Passo do Sobrado/RS, a propriedade do tricampeão da Copa do Brasil com Cruzeiro e Corinthians está localizada em Guaíba/RS, a menos de 30 quilômetros de Porto Alegre.

Mano Menezes Imagem: Divulgação
Galvão Bueno Imagem: Divulgação

Fonte : ABCCC

Executivo pode estar querendo induzir Legislativo a irregularidade, adverte Lorenzoni

Depois de conhecer a estimativa do governo para o custo do pacote que prevê a reforma nas carreiras do funcionalismo, o deputado Rodrigo Lorenzoni foi à tribuna da Assembleia Legislativa RS, para manifestar suas principais preocupações. A bancada do PL, segundo o líder Rodrigo, “respeita, reconhece a importância do trabalho do servidor público e, da mesma forma, reconhece a legitimidade