qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Fenadoce se encerra com números superiores aos da edição anterior

Feira recebeu 246 mil visitantes e vendeu mais de 1,3 milhão de doces nos 19 dias de evento

A Fenadoce se encerrou neste domingo (23) em Pelotas, no sul do Estado, após 19 dias movimentando o Centro de Eventos com cultura e entretenimento. A 27ª edição superou os números do ano passado e consolidou a importância do doce para a economia local e o patrimônio pelotense.

A temática da feira, que recebeu o título de “Patrimônio Nosso”, baseou-se no reconhecimento como patrimônio material da arquitetura da cidade e imaterial pela tradição doceira da região, concedido no ano passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao reconhecimento da tradição doceira e da arquitetura . A feira recebeu 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos.

Anderson Fetter / Agencia RBS
Quindim está entre os doces mais vendidos nesta edição da feiraAnderson Fetter / Agencia RBS

A Fenadoce 2019 recebeu ainda mais de 900 excursões de todo o país e do Exterior. Como parte do projeto de inclusão, mais de 45 mil alunos da rede pública de ensino da região visitaram a feira.

Os doces mais vendidos neste ano foram quindim, bombom de morango e bem-casado, nesta ordem.

Para a gestão da Fenadoce 2019, reforçar o tema do patrimônio e da tradição doceira foi o ponto chave para os resultados positivos.

— Ao levarmos para a sociedade o doce como parte fundamental de nossa economia e cultura, conseguimos transcender muitas fronteiras, trazendo benefício não apenas para o evento, mas para toda a economia da região sul do RS. Isso se refletiu no número recorde de excursões, por exemplo, que trazem os turistas para conhecer e consumir na cidade de Pelotas — avalia o gerente executivo da CDL Pelotas, Adilson Buroxid.

Fonte GauchaZH

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação