qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Bombeiros se unem para realização do primeiro curso binacional

Bombeiros aprimorando técnicas de imobilização cervical (Foto: João Victor Montoli/AP)

Atividade promovida pela corporação de Rivera com participação de bombeiros de Livramento

Nesta semana foi realizado um curso de resgate veicular, ministrado pela 2° Região do Corpo de Bombeiros do Uruguai, que compreende Rivera e Taquarembó. O curso foi dividido em dois dias. O primeiro dia foi exclusivamente utilizado para a parte teórica, o local escolhido foi o 10° Batalhão de Bombeiros, localizado na rua Duque de Caxias, em Livramento. Victor Fagundez, Subcomissário do Corpo de Bombeiros de Rivera, destacou a importância de capacitar tanto a equipe uruguaia quanto a brasileira, para em caso de atividades em conjunto, ambas as guarnições estejam preparadas.
O Tenente Coronel Max, comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, destacou a necessidade de capacitação: “Devemos manter atualizada a técnica, trabalhamos neste curso especificamente com acidente, a vítima se presa nas ferragens, requer uma precisão do socorrista, quase que cirúrgica, e este curso também serve como aprendizagem, pois, temos equipamentos que a equipe de Bombeiros de Rivera não possui e vice-versa. Essa troca de informação é muito importante e quem ganha é a população da fronteira”, contou.
O segundo dia foi dedicado a colocar a aprendizagem em prática, onde foi realizada a simulação de uma situação de acidente, desde a retirada da vítima do veículo acidentado até a imobilização e os primeiros socorros.
O Sargento Emerson Flores, 1º Sargento e comandante do 1º Pelotão de Bombeiros Militares conta que sempre é necessário o companheirismo das duas equipes: “Tivemos várias ocorrências em conjunto e esse tipo de curso ajuda muito, tanto para conhecimento das técnicas da equipe uruguaia como os bombeiros uruguaios aprenderem as nossas técnicas, isso facilita nosso trabalho em caso de alguma emergência” disse.

Deputado Zucco protocola representação criminal contra o ministro Carlos Lupi por omissão no escândalo dos descontos ilegais a aposentados

O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação criminal contra o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, por omissão dolosa diante do maior escândalo já registrado no INSS envolvendo descontos ilegais em aposentadorias e pensões. A ação é fundamentada em vasta documentação, auditorias da Controladoria-Geral da União

Dia do Trabalhador

Entenda a origem e a importância da data