dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeitura é alvo de pichações

Nesta semana, os santanenses que trafegam nas proximidades da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento notaram algo diferente no Palácio Moysés Vianna, sede do Poder Executivo Municipal. O prédio amanheceu com pichações em, pelo menos dois pontos: na rua Duque de Caxias e Rivadávia Correa.

Duas das pichações são direcionadas à uma manifestação política, “Fora Bolso” e “Governo sem vergonha”, além da assinatura do infrator. A Prefeitura de Livramento afirma que já está investigando o caso, já que em frente ao Palácio existem câmeras de vigilância. “Junto com a polícia nós vamos apurar as responsabilidades”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Ricardo Dutra, destacando que os funcionários da pasta iniciarão um trabalho de limpeza nos locais.

Pichar o Patrimônio Público é crime, de acordo com a Lei Nº 12.408, de 25 de maio de 2011, … Pichar ou, por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano: Pena – detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

No mês passado, algo parecido já havia acontecido no Obelisco da Paz, no Parque Internacional. Turistas e moradores notaram que o obelisco havia sido danificado por vândalos, próximo a sua base, duas pichações, uma com tinta vermelha com a frase “Felipe SKT”, a outra com tinta preta “Vamo s3 amar”.

O secretário Ricardo Dutra comentou sobre o fato, na época. “Infelizmente, estes fatos ainda ocorrem no dia de hoje. Registramos o boletim de ocorrência, estamos investigando nas câmeras de vigilância, contatando com pessoas, funcionários, enfim, tudo que possa auxiliar a polícia para pegar os vândalos”, afirmou ele.

Fotos: Fabian Ribeiro

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada