dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Frente em Defesa dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias é instalada na Assembleia

A Assembleia Legislativa instalou, na manhã desta quarta-feira (29), a Frente em Apoio e Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, que será presidida pelo deputado Capitão Macedo (PSL). O objetivo da iniciativa é instituir um canal de interlocução entre as categorias e os poderes constituídos. “Nosso primeiro ato será o de solicitar aos representantes sindicais as demandas das categorias. A partir daí, vamos trabalhar para ajudar a atender as que forem justas, constitucionais e legais”, anunciou o parlamentar na cerimônia de lançamento, que ocorreu no Salão Júlio de Castilhos.

Capitão Macedo afirmou ainda que o trabalho dos agentes é fundamental na promoção da saúde pública nos municípios, pois “são eles que fazem intermediação entre os profissionais superiores de saúde e a população”. “Não há como pensar o serviço público sem os agentes, tanto na prevenção quanto no combate às endemias. São eles que percorrem diariamente as ruas das cidades, visitando cada lar, muitas vezes a pé ou de bicicleta. Trabalham sob o sol ou a chuva. As metas são altas, mas a remuneração não”.

A representante do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Sul Valdívia Lucas declarou que muitas prefeituras gaúchas não pagam a insalubridade e nem o piso da categoria, que é de R$ 1.250,00. Além disso, ela denunciou que nenhum dos 496 municípios gaúchos está pagando o incentivo de gratificação.

Valdívia, que representa 15 mil agentes de saúde, revelou ainda que a categoria enfrenta a violência no desempenho de suas funções. “Em algumas comunidades, os tiroteios são comuns. Contamos só com a ajuda da população para nos proteger. Muitas vezes, atuamos também como mediadores nos casos de violência doméstica”, contou.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada