qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Morre homem que chegou aos cem anos trabalhando com carteira assinada em São Francisco de Paula

João Brambilla, o “Nonno”, como era conhecido o trabalhador do hospital da cidade, estava com 101 anos

Uma das figuras mais queridas de São Francisco de Paula, João Brambilla, o “Nonno”, como era carinhosamente chamado, morreu nesta terça-feira (28), às 6h, de causas naturais.  Funcionário do hospital da cidade da serra gaúcha, tornou-se conhecido por ter assinado a carteira de trabalho aos 88 anos e seguir como trabalhador formal até os últimos dias de vida.

Responsável por cuidar da horta do hospital, onde são cultivadas verduras utilizadas na alimentação dos pacientes, Brambilla era conhecido pela disposição incansável e pela lucidez e boa memória, mesmo com a idade avançada. Na última década de vida, recebeu diversas homenagens de colegas de hospital e de familiares, que celebraram seus cem anos com uma grande festa em 2017.

“Hoje a saudade nos faz mais uma visita, mas não vem acompanhada da tristeza como protagonista. Com corações mais confortados, dedicaremos este dia para relembrar os bons momentos que foram compartilhados e como a presença de uma pessoa tão querida foi capaz de transformar tantas vidas abençoadas. Fique em paz, Nôno”, postou no Facebook um de seus quatro filhos,  Aldemir Brambilla.

Nascido em Nova Milano, Brambilla se mudou para São Francisco de Paula nos anos 1960, para trabalhar na construção da igreja matriz do município, ao lado do hospital. Nos anos 1980, começou a ajudar na manutenção do hospital, vindo a conquistar o emprego formal em 2005, aos 88 anos quando já estava aposentado. De lá para cá, foram mais 13 anos de trabalho, sem nunca se ausentar por motivos de doença.

Fonte GauchaZH

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são