seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Curso forma 27 militares especializados em treinamento de cães voltados à segurança pública

Cães foram treinados para localização de substâncias entorpecentes, armas e artefatos explosivos – Foto: Everton Ubal / BM

Ocorreu no ginásio da Escola de Educação física da Brigada Militar (EsEFBM), em Porto Alegre, a formatura do 6º Curso de Especialização em Cinotecnia – ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia de cães.

No evento, os formandos fizeram uma demonstração de adestramento, apresentando os comandos básicos, como “junto”, “senta” e “fica”. O exercício é feito em três fases com o objetivo socializar os cães dentro da matilha, visando estimular o equilíbrio do animal para atuações nas diversas modalidades de emprego. Outra demonstração feita pelos formandos foi a de localização de substâncias entorpecentes, armas e artefatos explosivos.

Cinotecnia1
Formandos fizeram demonstração de adestramento, apresentando os comandos básicos ensinados – Foto: Everton Ubal / BM

Com carga horária de 350 horas/aula, de 8 de abril a 24 de maio, o curso formou 27 militares: dois tenentes, um primeiro-sargento, 21 soldados da Brigada Militar, dois soldados do 3º Batalhão de Polícia do Exército e uma soldado da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

Entre outros, prestigiaram a formaturam realizada na sexta-feira (24/5), o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, e sub-comandante do 3º Batalhão de Polícia do Exército, tenente-coronel Rodrigo Machado dos Santos.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem