qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Armazém Literário completa 10 anos de ativismo em Livramento

Foto: Marcelo Pinto/AP

Segundo o fundador do projeto, o escritor Jorge Poeta, a iniciativa surgiu pela necessidade de fomentar a literatura em nossa cidade

A Praça General Osório foi palco para a 10ª edição do Armazém Literário que aconteceu entre os dias 16 a 18 de Maio. O evento que foi criado em 2018 é considerado como a “feira do Livro” de Santana do Livramento. O projeto dirigido pelo poeta Jorge Santos, homenageou, na sua décima edição, o patrono Sr. Víctor Hugo Vargas. O Armazém Literário vem crescendo ao longo dos anos, chegando a sua 10ª edição como um dos grandes palcos de encontro da cultura literária da fronteira.
O evento teve o apoio da Biblioteca Comunitária Paulo César Guggiana, com apoio da Secretaria M. de Cultura, SESC Cultura de Livramento, Academia Santanense de Letras e outras 16 instituições.
Com diversas manifestações culturais em sua programação, o Armazém literário contou com apresentações artísticas dos mais diversos segmentos.
Também foi realizada, durante o evento, a entrega do certificado “Mérito Jornalista Danilo Ucha”, a personalidades conhecidas de Sant’Ana do Livramento, Rivera e Dom Pedrito. Dentre os homenageados estavam os colaboradores do Grupo A Plateia: Dra. Janete Badra, Keila Louzada, Henrique Bacchio, Valdinei Lima e a ex-colaboradora Elis Regina Cartaxo. A entrega dos certificados foi encerrada com uma bela homenagem ao diretor do evento Jorge Santos, feita pelo Dr. Olimpio Simões Pires. “Nós criamos esse evento para fortalecer a literatura em nosso município, pois é uma área que precisa muito de apoio. É um projeto comunitário sem vínculos políticos ou partidários. E chegamos agora nos 10 anos de trabalho, agradecemos a todos os nossos parceiros que de uma forma ou de outra nos ajudaram a chegar até aqui. A ideia principal do projeto é incentivar a leitura e a escrita com o foco na formação de novos leitores e escritores porque, infelizmente, nós temos enfrentado muitas dificuldades e precisamos criar uma nova geração para a literatura por não há renovação. Então precisamos trabalhar diretamente com o público jovem para que isso aconteça” encerrou Jorge Poeta.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con