qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Inter tem confronto equilibrado com uruguaios em mata-matas da Libertadores

Colorado venceu duas vezes e perdeu em duas oportunidades, uma na final para o Nacional

O confronto entre Inter e Nacional nas oitavas de final da Libertadores da América indicado pelo sorteio da Conmebol, dessa segunda-feira, poderá ser visto como um tira-teima. Será a quinta vez que o Colorado vai enfrentar um uruguaio em eliminatórias da competição. Até agora, o clube gaúcho venceu duas vezes e perdeu outras duas.
O primeiro e mais importante confronto do Inter contra equipes uruguaias na fase final da Libertadores foi justamente com o Nacional. Em 1980, os dois times decidiram o título do torneio com vantagem para os uruguaios. Após um 0 a 0 no Beira-Rio, “Bolso” venceu por 1 a 0 em Montevidéu e ficou com o título.
O Inter ficou nove anos sem jogar a Libertadores e reencontrou um uruguaio em mata-matas no seu retorno em 1989. Na ocasião, a equipe treinada por Abel Braga enfrentou o Peñarol e teve sucesso. O Colorado aplicou 6 a 2, no Beira-Rio, e voltou a vencer no Uruguai, por 2 a 1, no confronto válido pelas oitavas de final.

Nacional no caminho do primeiro título

Inter e Nacional voltaram a se encontrar na Libertadores de 2006. Após se enfrentarem no mesmo grupo, os dois times foram adversários nas oitavas de final. Na ida, no Uruguai, o Colorado teve uma das vitórias mais importantes de sua história, uma virada de 2 a 1 com gols de Jorge Wagner e Renteria. Na volta, no Beira-Rio, um 0 a 0 polêmico serviu para o time de Abel Braga avançar às quartas e seguir rumo a sua primeira conquista da América. Os uruguaios deixaram Porto Alegre reclamando de dois gols anulados pelo árbitro paraguaio Carlos Torres.
Já bicampeão da América, o Inter teve a defesa do seu título de 2010 interrompida por um uruguaio. Como em 1989, o Colorado voltou a encarar o Peñarol nas oitavas de final de 2011, mas a história foi bem diferente. O primeiro jogo foi em Montevidéu, empate por 1 a 1. O Inter saiu vencendo, no Beira-Rio, com gol de Oscar, mas sofreu a virada no segundo tempo. O resultado de 2 a 1 classificou os uruguaios e deixou fora o time gaúcho então treinado por Paulo Roberto Falcão.

Os confrontos do Inter contra uruguaios em mata-matas da Libertadores:

1980 – Final
Inter 0 x 0 Nacional
Nacional 1 x 0 Inter

1989 – Oitavas
Inter 6 x 2 Peñarol
Peñarol 1 x 2 Inter
2006 – Oitavas
Nacional 1 x 2 Inter
Inter 0 x 0 Nacional

2011 – Oitavas
Peñarol 1 x 1 Inter
Inter 1 x 2 Peñarol

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação