qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

STJ decide que condomínio não pode proibir a presença de animais

A Terceira Turma do Superior Tribunal Federal (STJ) decidiu, por unanimidade, que a criação de animais domésticos, dentro de condomínios, não pode ser proibida se os pets não colocam em risco a segurança e a tranquilidade dos vizinhos.

A ação era movida desde 2016 por condômina de Samambaia, cidade-satélite de Brasília,  que queria poder manter sua gata em casa. Ela alegava que o pet, considerado um membro da família, não causava transtorno nas dependências do edifício. Porém, apesar dos argumentos, ela teve seu pedido negado em primeiro e segundo grau. A reviravolta aconteceu no STJ, quando a turma que analisou o caso deu parecer favorável à reclamante.

Villas Bôas Cueva, relator do processo, afirmou “ser possível a criação de uma gata de estimação dentro da unidade autônoma do edifício mesmo quando expressamente vedado pela convenção de condomínio, quando não constatada nenhuma interferência ou perturbação na saúde e sossego dos demais moradores”.

Em sua sustentação, Cueva destacou ainda o artigo 19 da Lei 4.591/1964, que dá liberdade ao condômino  para utilizar “sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses, condicionados às normas de boa vizinhança, e poderá usar as partes e coisas comuns de maneira a não causar dano ou incômodo aos demais moradores”.

O colegiado seguiu o voto do relator e aceitou o recurso especial da autora. Porém, destacaram  que o pedido dela não a exonera de preservar a segurança dos demais moradores do local, de manter as condições de salubridade do ambiente e de impedir quaisquer atos de perturbação.

A decisão dos ministros alterou o acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) que determinava que as normas previstas na convenção e no regimento interno do condomínio eram válidas para todos os moradores.

Foto Marcelo Pinto

Fonte gauchazh

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação