sáb, 3 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Educação: alunos e professores vão às ruas contra o bloqueio de verbas

Aderindo as paralisações nacionais, estudantes de Sant’Ana do Livramento foram às ruas na manhã desta quarta-feira (15). Em uma manifestação organizada por alunos e professores das universidades públicas e escolas do Município, todos protestaram contra o anúncio de contingenciamento do Governo Federal quanto a verbas de todas as universidades federais do país.

Com saída da Universidade Federal do Pampa, os alunos e professores foram até o Parque Internacional e disseram que lutariam contra os cortes na Educação. Em uma nota, na semana passada, o Ministério da Educação ( MEC ) informou sobre o bloqueio no orçamento: “foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos”. Em função da restrição imposta pelo governo, o bloqueio inicial é de 30% para todas as instituições, atingindo R$ 2,5 bilhões.

O que dizem as universidades

O Jornal A Plateia ouviu os diretores das instituições de Livramento. Para o diretor do IFSul de Livramento, Celso Gonçalves, os campus são de suma importância para os Municípios que economicamente não são tão abastados. “Nós trabalhamos com o ensino técnico, quando nós temos uma condição como esta, parte de um planejamento muito bem executado e realizado. Com esse contingenciamento há uma quebra neste planejamento, pois o orçamento já foi realizado no final do ano passado. Nós corremos o risco de contingenciar agora e acarretar no ensino dos nossos alunos”, disse o diretor.

O diretor da Unipampa em Livramento, Rafael Schmit, também destacou o impacto positivo que a Universidade tem na região. “Nessa região como um todo nós, da universidade, desafiamos qualquer uma a comprovar que exista investimento mal aplicado ou qualquer desinformação ou propagação do comunismo, ou até mesmo má conduta dos nossos estudantes”, argumentou e fez um questionamento: “o investimento em educação é uma prioridade ou não para o Estado ou para a sociedade?”.

Ampliaremos.

Fotos Fabian Ribeiro:

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a