sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Alunos da Unipampa e IFSul vão às ruas contra o bloqueio de recursos

Depois do anúncio do Governo Federal na semana passada informando sobre o contingenciamento de verbas de todas as universidades federais do país, iniciou um movimento em todo o Brasil. Em Sant’Ana do Livramento não é diferente: neste sábado (11) aconteceu uma manifestação com organizada pelos alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul).

Com saída da praça General Osório, a manifestação seguiu pela rua Rivadávia Correa até a esquina democrática. Com cartazes e palavras de ordem, os alunos fizeram seu protesto e demonstraram sua insatisfação contra as medidas.

Em uma nota, na semana passada, o Ministério da Educação ( MEC ) informou sobre o bloqueio no orçamento: “foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos”. Em função da restrição imposta pelo governo, o bloqueio inicial é de 30% para todas as instituições, atingindo R$ 2,5 bilhões.

Durante a semana

Nesta semana, o Jornal A Plateia ouviu os diretores das instituições de Livramento. Para o diretor do IFSul de Livramento, Celso Gonçalves, os campus são de suma importância para os Municípios que economicamente não são tão abastados. “Nós trabalhamos com o ensino técnico, quando nós temos uma condição como esta, parte de um planejamento muito bem executado e realizado. Com esse contingenciamento há uma quebra neste planejamento, pois o orçamento já foi realizado no final do ano passado. Nós corremos o risco de contingenciar agora e acarretar no ensino dos nossos alunos”, disse o diretor.

O diretor da Unipampa em Livramento, Rafael Schmit, também destacou o impacto positivo que a Universidade tem na região. “Nessa região como um todo nós, da universidade, desafiamos qualquer uma a comprovar que exista investimento mal aplicado ou qualquer desinformação ou propagação do comunismo, ou até mesmo má conduta dos nossos estudantes”, argumentou e fez um questionamento: “o investimento em educação é uma prioridade ou não para o Estado ou para a sociedade?”.

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina